Não, a China não detonou uma arma nuclear no Mar da China Meridional

56

Um site administrado pelo apresentador de rádio de extrema-direita norte-americano Hal Turner afirmou na quarta-feira que “fontes militares não identificadas” haviam detectado uma explosão nuclear subaquática no Mar da China Meridional que teria causado fortes ondas de choque.

Turner especulou que o governo chinês detonou uma arma nuclear para enviar um sinal ao governo dos EUA de que estava farto de uma intervenção contra a opressão chinesa dos protestos pró-democracia em Hong Kong, a guerra comercial entre EUA e China, ou das operações de liberdade de navegação no Mar da China.

O site Gizmodo de notícias de tecnologia dos EUA citou dois cientistas que descartaram a notícia como falsa.

O Gizmodo informou que os dados da Rede Global de Monitoramento Ambiental do uRADMonitor usados no informe inicial registraram radiação “desprezível” e observaram que duas outras agências na região exibiam leituras normais de radiação.

A redação do Poder Naval recebeu várias mensagens de colaboradores com links de sites com esta notícia falsa, que se espalhou rapidamente nas redes sociais, por isso resolver publicar esse post de alerta.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments