Marinha chinesa deve construir o quarto porta-aviões, mas suspende o quinto navio por enquanto
A Marinha Chinesa está avançando com planos de construir mais um porta-aviões, mas os planos para uma quinta unidade foram suspensos por enquanto, de acordo com militares.
Eles disseram que desafios técnicos e altos custos colocaram o freio no programa e que a recente fusão dos dois principais estaleiros construtores de navios do país provavelmente não terá um impacto significativo no curto prazo.
Atualmente, o país tem apenas um porta-aviões ativo, o Liaoning – uma embarcação da era soviética reformada – mas o primeiro porta-aviões de construção local, o Type 001A, está passando por testes no mar e pode estar pronto para o serviço em breve.
O trabalho no mais moderno porta-aviões Type 002 começou há dois anos e uma fonte naval disse que a construção do segundo Type 002 poderá começar já em 2021.
Mas os planos para um porta-aviões de próxima geração parecem estar suspensos por enquanto, enquanto os engenheiros lutam para superar problemas técnicos. “Não há planos para construir mais porta-aviões”, disse uma fonte militar.
“O terceiro e o quarto porta-aviões chineses em pauta são do Type 002, o navio de guerra de próxima geração do país equipado com catapultas eletromagnéticas para o lançamento de jatos”.
FONTE: South China Morning Post