Fragatas F110: Gabinete espanhol aprova financiamento de €1,6 bilhão
Acordo com a Navantia para o desenvolvimento de fragatas F110
O Conselho de Ministros autorizou o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo a assinar um acordo com a entidade Navantia S.A., para o programa de desenvolvimento das fragatas F110. O montante, constituído por empréstimos com juros zero, sem requisitos de garantia, eleva-se a um máximo de 1,638 bilhão de euros em 7 anos (de 2019 a 2025).
O projeto das fragatas F110 permitirá que a Navantia seja digitalizada por meio do programa Shipyard 4.0 e contribuirá para colocar a empresa como líder mundial no mercado de fragatas, dando continuidade ao compromisso tecnológico e industrial da Espanha nesse segmento.
A assinatura deste contrato garante a aquisição de cinco fragatas F110 pelo Ministério da Defesa da Navantia, empresa selecionada por suas capacidades e experiência na construção de navios de guerra de alta tecnologia.
O programa Fragata F110 envolve um alto conteúdo tecnológico e industrial do qual a Navantia se beneficia, bem como sua cadeia de suprimentos de fornecedores espanhóis de materiais, telecomunicações, sistemas de defesa, propulsão, etc.
O programa representa uma contribuição para o PIB espanhol de 590 milhões de euros por ano e um impacto de aproximadamente 7.000 empregos. Isso garantirá carga de trabalho para a Navantia por 10 anos.
As fragatas incorporarão tecnologia de ponta nas seguintes áreas: testes hidrodinâmicos do navio para reduzir o consumo e reduzir a detectabilidade, motorização híbrida com motor elétrico e turbina a gás, sistema de informações a bordo integrado (incluindo manutenção do navio), sistema de combate integrado, segurança cibernética, mastro integrado com sistemas VHF, radar, guerra eletrônica, comunicações, navegação, etc.
A Comissão Conjunta de Monitoramento e Controle de programas de tecnologia industrial relacionados à defesa foi designada para monitorar os termos do acordo.
FONTE: Governo Espanhol