Por H I Sutton

Enquanto a Marinha dos EUA lança um punhado de destróieres AEGIS a cada ano, esta única imagem mostra 9 navios de guerra chineses recém-construídos. A Marinha da China, conhecida como PLAN (Marinha do Exército de Libertação Popular), está se modernizando a um ritmo impressionante. E em grande escala. Um ingrediente chave é a construção de uma frota de grandes destróieres, navios de guerra anfíbios e porta-aviões. A foto acima, tirada de uma janela de avião em 13 de dezembro e compartilhada nas mídias sociais, captura a vasta escala dessa construção.

Mais perto da câmera, uma linha de quatro destróieres recém-construídos captura a luz do sol. Dois são destróieres de defesa aérea Type 052D, geralmente equivalentes aos destróieres AEGIS classe “Arleigh Burke” da Marinha dos EUA. Estes deslocam 7.500 toneladas e podem transportar 64 grandes mísseis, incluindo mísseis superfície-ar de longo alcance (SAMs) e mísseis de cruzeiro. Os outros dois são maiores da classe Type 055. Eles também são descritos como destróieres de defesa aérea, mas estão chegando aos cruzadores em termos de tamanho e adequação. São cerca de duas vezes o deslocamento e transportam mais de 100 grandes mísseis.

Atrás deles está o estaleiro, com sua massa de áreas de construção e guindastes. Na bacia onde os navios mais novos estão atracados após o lançamento, existem outros quatro destróieres. Novamente, existem os navios Type 052D e Type 055. Juntamente com outro Type 055 em construção à esquerda da imagem, isso eleva o número total de grandes destróieres visíveis a 9. Para colocar isso em contexto, toda a frota de destróieres da Marinha Real Britânica é de apenas 6 navios. E este estaleiro é apenas parte de um programa de construção muito maior.

Type 052D
Type 055

Existem também alguns hovercraft que serão transportados a bordo da frota em expansão da PLAN de navios de guerra anfíbios. Eles serão usados ​​para o transporte de tanques e suprimentos do navio para a costa. Geralmente, são semelhantes aos Landing Craft Air Cushion da Marinha dos EUA (LCAC).

Ao lado da bacia, em uma doca seca, está um enorme navio da classe Yuan Wang de rastreamento de mísseis. Este é o tipo de navio que parece um navio de passageiros, mas com uma série de gigantescas antenas parabólicas apontando para o céu. Quando concluído, poderá ser usado para suportar testes de mísseis.

Mas o navio mais impressionante está escondido na névoa de fundo, quase imperceptível aos olhos destreinados. Abaixo de vários guindastes de pórtico maciços em uma área de construção específica, está o porta-aviões de próxima geração da China. A China já tem dois porta-aviões em serviço, mas espera-se que este novo porta-aviões seja significativamente diferente. Conhecido como o Type 003, acredita-se que tenha catapultas eletromagnéticas, como o mais recente porta-aviões da classe Ford da Marinha dos EUA. Não se espera que seja lançado logo.

Outros desenvolvimentos não são visíveis na foto. É o mesmo estaleiro em que o misterioso submarino sem vela da China foi construído. Embora esse submarino não seja claramente aparente na fotografia, ele pode estar presente na bacia.

Esta imagem mostra uma imagem interessante da modernização naval chinesa. No entanto, o maior argumento é que este estaleiro não está sozinho. Existem muitos estaleiros na China que são igualmente impressionantes. A Marinha Chinesa de hoje e do futuro está além de qualquer reconhecimento da Marinha Chinesa do passado. O equilíbrio naval mundial está mudando.

FONTE: Forbes

Subscribe
Notify of
guest

158 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments