ARM Reformador completa provas de mar no México
Caças F-5 participaram das provas do novo navio da Armada de México, versão da família Sigma 10514 de construção modular dividida entre a empresa holandesa DAMEN e estaleiro da Marinha Mexicana, classificado localmente como ‘patrulha oceânica de longo alcance’
A Marinha mexicana (Armada de México – ARM) divulgou nota, em 13 de dezembro, sobre o término das provas de aceitação no mar (SAT – Sea Acceptance Trials) de seu novo navio de patrulha oceânica de longo alcance (POLA – Patrulla Oceánica de Largo Alcance) ARM Reformador (POLA 101). As provas de mar foram realizadas entre 18 de novembro e 9 de dezembro, nas imediações das costas de Oaxaca e Guerrero, visando o aprontamento final para entrada em serviço ativo.
Após 3 anos desde o início de sua construção, o navio realizou provas de seus sistemas de propulsão, maquinaria, comunicações e sensores, contando com participação do pessoal do Estaleiro de Marinha Número 20 (Astillero de Marina Número 20) da empresa DAMEN e da tripulação do Reformador. As provas foram certificadas por uma comissão avaliadora e receptora da Secretaria da Marinha e uma empresa classificadora, que validou os protocolos de prova como parte do processo de entrega do navio.
Participação de caças F-5 da Força Aérea Mexicana – Durante as provas do sistema de armas, houve a participação de dois jatos de combate F-5 Tiger da Força Aérea Mexicana, aviões considerados adequados para os testes de detecção de alvos em voos supersônicos, assim como detecção e seguimento de objetivos múltiplos.
Missões e características do ARM Reformador – O navio deverá contribuir para preservar a soberania e independência, vigilância do entorno marítimo, treinamento e manutenção da ordem constituicional, operações multinacionais e de manutenção da paz, busca e salvamento de longo alcance para salvaguardar a vida humana no mar e ajuda humanitária.
O navio, segundo a Armada de México, tem comprimento de 107.14 metros, boca de 14.02 metros, deslocamento de 2.570 toneladas, velocidade máxima de 27 nós, com propulsão combinada diesel-elétrica e autonomia de 21 dias no mar. Sua construção foi iniciada em 2017, dividida em cinco módulos, dois deles fabricados pela empresa projetista e construtora DAMEN na Holanda e três no México, no “Astillero Número 20”. No total, foram empregadas 1.979.800 horas-homem no México e no exterior, gerando mais de 400 empregos diretos e mais de 2.000 indiretos.
Segundo o site Naval Today, o armamento do navio é composto de mísseis mar-mar Harpoon Block II, mísseis antiaéreos RAM de curto alcance em lançadores conteiráveis e de médio alcance ESSM em lançador vertical de 8 células Mk56. Para a defesa eletrônica, o sistema é o RIGEL, da Indra.
A Thales é responsável pelo fornecimento do sonar Captas-2, dos radares SMART-S Mk2 (busca aérea e de superfície), STIR 1.2 EO Mk2, e do sistema eletro-óptico de segurança Gatekeeper, o primeiro do tipo a ser exportado.
A intenção da Marinha Mexicana é adquirir até oito navios do tipo, porém apenas o ARM Reformador foi encomendado e construído até agora.
FOTOS (construção e lançamento): ARM e DAMEN
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