A China acaba de lançar seu sexto destróier Type 055, apenas dois meses depois de ter lançado a quinta unidade juntamente com o vigésimo segundo destróier Type 052D.

Com mais um Type 055 em 2019, a Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) lançou ao mar nove destróieres em um ano.

Em 2009, a China tinha apenas 30 navios de superfície, em 2019 são 127 navios,  sem contar os submarinos e navios auxiliares.

Em 2017, o país lançou ao mar de 175 mil toneladas de navios de guerra e, em 2018, ultrapassou o ritmo de produção naval militar dos EUA.

Em 2009, a PLA Navy não tinha porta-aviões, em 2019 conta com duas unidades, uma delas totalmente construída no país.

Os destróieres Type 055, com deslocamento carregado de 13 mil toneladas, são os maiores combatentes de superfície construídos para a PLA Navy e nasceram de um desenvolvimento aprimorado dos destróieres da classe Type 052D (Luyang III).

Dois estaleiros – Changxingdao e Dalian – estão construindo destróieres Type 055. Changxingdao tem sido o principal local de construção de destróieres para a PLAN desde 2008, quando o estaleiro de Jiangnan foi transferido do centro de Xangai para a ilha, na foz do rio Yangtze.

Incluindo os oito DDG iniciais Type 055 já planejados, a Marinha Chinesa (PLAN) pode encomendar até 30 destes navios até meados do século. O próximo modelo da classe, o Type 055A, está planejado para ser maior e ainda melhor armado.

Também tem um Sistema de Propulsão Elétrica Integrada (IEPS). O IEPS gera energia suficiente para suportar armas de energia direcionadas, como lasers, railguns e sistemas de microondas de alta potência.

O sistema das armas do Type 055 inclui: um canhão principal H/PJ-38 de 130 mm, capaz de disparar vários tipos de munições, incluindo as guiadas, o CIWS H/PJ-11 de 30 mm com taxa de tiro de 10 mil projéteis/min, o sistema HQ-10 de mísseis de curto alcance, lançadores de chamarizes e torpedos. Todos os outros mísseis ofensivos e defensivos são encontrados nos 112 silos VLS.

Esses silos são distribuídos em dois lugares – 64 na proa e 48 entre a meia nau e o hangar duplo do navio. Eles são do mesmo modelo que os usados ​​no Type 052D, compatíveis com o lançamento a quente e a frio graças ao conceito Concentric Canister Launcher (CCL).

Teoricamente, todos os mísseis chineses cujo tamanho não exceda 9 metros de comprimento e 0,85 metros de diâmetro podem ser lançados a partir dessas células VLS, desde que o sistema de combate seja compatível.

Até à data, a PLA Navy planeja equipar seus primeiros Type 055 com mísseis antiaéreos HQ-9B com alcance de 200 km, mísseis antinavio YJ-18A, um novo tipo de míssil antiaéreo de médio alcance e um míssil de cruzeiro e ataque terrestre baseado na família YJ-18, ou seja, praticamente os mesmos já encontrados nos destróieres Tipo 052D.

Também é provável que o novo míssil antissubmarino Yu-8A esteja entre o arsenal do navio.

O primeiro Type 055

Type 055 design

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments