USS ‘Long Beach’, primeiro navio de guerra de superfície com propulsão nuclear

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O USS Long Beach (CLGN-160/CGN-160/CGN-9) foi o primeiro cruzador de mísseis guiados da Marinha dos EUA com propulsão nuclear, único da sua classe. O navio foi o primeiro projetado e construído no pós-guerra.

O navio deveria originalmente ser equipado com mísseis nucleares de cruzeiro Regulus, a meia-nau, e depois 4 mísseis Polaris, mas tudo isso foi cancelado. No lugar, colocaram um lançador de foguetes antissubmarino ASROC.

A elevada superestrutura em “box” (parecida com a ilha do porta-aviões USS Enterprise) continha o sistema SCANFAR, com radares phased array AN/SPS-32 e AN/SPS-33. O sistema era experimental e foi o precursor do AN/SPY-1 do sistema Aegis.

Quando foi lançado, o Long Beach tinha o passadiço mais alto de todos os navios da US Navy.

USS Long Beach visto por boreste (clique na imagem para ampliar)

O sistema de armas original do navio consistia de:

  • Mísseis superfície-ar  Talos de defesa de área, com alcance de 80 milhas (150 km).
  • Mísseis superfície-ar Terrier de defesa de área, com alcance de 30 milhas (48 km).
  • Sistema de foguetes antissubmarino ASROC, capaz de lançar um torpedo ou carga de profundidade a 10.000 jardas (9.1 km).
  • Dois reparos triplos Mk.32 de torpedos antissubmarino Mk.46.
  • Dois canhões de 5″/38 de duplo emprego, com alcance de 18.000 jardas (16 km).

O Long Beach foi projetado orinalmente como um navio armado somente com mísseis, mas teve que ser equipado depois com dois reparos singelos de canhões 5″/38, remanescentes de destróieres da Segunda Guerra Mundial desativados.

Os velhos canhões foram colocados a meia-nau, por ordem do Presidente John F. Kennedy, após este ter assistido a uma demostração mal-sucedida dos mísseis antiaéreos a bordo.

USS Long Beach a meia nau. Observar os canhões de destróieres da Segunda Guerra Mundial que foram instalados por ordem do presidente Kennedy

Modificações

O navio recebeu diversas modificações ao longo da sua vida útil. A configuração final ficou assim:

  • Dois lançadores de mísseis Standard no lugar dos Terrier e Talos.
  • O lançador da popa de Talos foi substituído por dois lançadores em “box” de mísseis de cruzeiro BGM-109 Tomahawk. Cada lançador levava 4 mísseis.
  • Dois sistemas antimíssil Phalanx CIWS.
  • Dois lançadores quádruplos de mísseis antinavio RGM-84 Harpoon.

O navio era propulsado por dois reatores nucleares C1W, um para cada eixo, e era capaz de fazer 30 nós (56 km/h).

Fazendo história

USS Enterprise (CVN-65), fragata de mísseis guiados USS Bainbridge (DLGN-25) e cruzador USS Long Beach (CGN-9) na Operação Sea Orbit

Em maio de 1964, o Long Beach juntou-se ao navio-aeródromo USS Enterprise (CVN-65) e à fragata de mísseis guiados USS Bainbridge (DLGN-25), para compor a Força-Tarefa Nuclear 1. No final de julho, os três navios começaram a Operação Sea Orbit, num cruzeiro de dois meses ao redor do planeta. Foi a primeira formação de batalha totalmente nuclear da história do Poder Naval.

Em outubro de 1966, o Long Beach foi deslocado para o primeira das muitas comissões no Pacífico Ocidental. Durante esta missão inicial, a tarefa do cruzador foi atuar como PIRAZ (Positive Identification Radar Advisory Zone) ao norte do Golfo de Tonkin. A principal responsabilidade do navio era “sanear” as grupos aéreos americanos que voltavam das missões no Vietnã, garantindo que nenhuma aeronave inimiga tentasse se infiltrar entre os aviões amigos.

Adicionalmente, o navio dava apoio SAR para helicópteros. Durante essa comissão, o Long Beach ajudou a abater uma aeronave An-2 ‘Colt’ que estava tentando engajar unidades navais do Vietnã do Sul. O abate foi realizado por um F-4 Phantom II, vetorado pelo Air Intercept Controller (AIC) do Long Beach.

O cruzador retornou para os EUA em 1967 e voltou ao Vietnã no ano seguinte, quando abateu dois MiG com seus mísseis RIM-8 Talos no Golfo de Tonkin.

Depois do Vietnã, o navio cumpriu missões no Pacífico e Oceano Índico, ao longo dos anos 1980 e também atuou na Guerra do Golfo de 1991.

O USS Long Beach foi desativado em 2 de julho de 1994, na Estação Naval de Norfolk. Ele foi finalmente descomissionado em 1 de maio de 1995, depois de 33 anos de serviço. Em 2011, o casco do navio ainda estava no Estaleiro Puget Sound, em Bremerton, à espera da reciclagem do material nuclear.

Características principais:

  • Contratado: 15 de outubro de 1956
  • Quilha batida: 2 de dezembro de 1957
  • Lançamento: 14 de julho de 1959
  • Comissionamento: 9 de setembro de 1961
  • Descomissionamento: 1 de maio de 1995
  • Construtor: Bethlehem Steel Company Shipyard, Quincy, Mass.
  • Propulsão: 2 reatores nucleares Westinghouse C1W, 2 turbinas a vapor, dois eixos
  • Comprimento: 219.8 metros
  • Boca: 22.3 metros
  • Calado: 9.4 metros
  • Deslocamento: 17.500t
  • Velocidade: 30 nós
  • Aeronave: nenhuma, mas possuía plataforma na popa para operar com helicópteros
  • Tripulação: 79 oficiais e 1.081 praças (depois da modernização: 55 oficiais e 770 praças

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