US Navy: Exercício de mísseis Griffin 2019
Golfo Arábico – Os navios de patrulha costeira da Marinha dos EUA e os barcos de patrulha da Guarda Costeira dos EUA realizaram um teste anual do sistema de mísseis guiados MK-60 Griffin no Golfo Arábico, de 10 a 14 de dezembro.
O exercício anual foi realizado com o Griffin Missile System (GMS) aprimorado para testar a interoperabilidade dos navios, o emprego das táticas de armas e as novas atualizações do sistema.
“Este sistema aprimora a capacidade de combate em nossas 10 embarcações de patrulha, prontas para trabalhar com parceiros regionais e responder a ameaças; capazes de manobrar e atacar à distância”, disse o vice-almirante Jim Malloy, comandante do comando central das forças navais dos EUA, 5ª Frota dos EUA.
O exercício contou com a participação dos navios de patrulha costeira das Forward Deployed Naval Forces, USS Sirocco (PC 6), USS Tempest (PC 2), USS Squall (PC 7), USS Squall (PC 7), USS Hurricane (PC 3), USS Whirlwind (PC 11) e os barcos de patrulha classe “Island” USCGC Adak (WPB-1333), USCGC Aquidneck (WPB-1309) e USCGC Baranof (WPB-1318).
Os navios também realizaram exercícios de tiro real com suas metralhadoras Mark 38 de 25 mm e outras tripulações fizeram manutenção de armas para manter a proficiência do operador e testar novas atualizações de equipamentos para futuras missões.
“Os dados coletados a partir do exercício deste ano ajudarão a melhorar o GMS para proporcionar maior letalidade entre os navios das FDNF”, disse o comandante. Ronald Jenkins, comandante do Sirocco. “Cada navio participante pode aplicar as lições aprendidas para aprimorar táticas e procedimentos individuais para aumentar a precisão no emprego de armas”.
Ansiosos por integrar e demonstrar o GMS atualizado nos sistemas de seus navios, cada comandante ficou impressionado com suas capacidades e o desempenho da tripulação durante o exercício.
“O Exercício de Fogo deste ano (FIREX) foi uma excelente oportunidade para as tripulações testarem nossas habilidades e as capacidades de um de nossos principais sistemas de armas”, disse o capitão de corveta Dale Tourtelotte do USS Hurricane. “Foi emocionante ver minha equipe e os vários especialistas técnicos se unirem e executarem o FIREX com sucesso”.
A área de operações da 5ª Frota dos EUA abrange cerca de 2,5 milhões de milhas quadradas de área no mar e inclui o Golfo Árabe, Golfo de Omã, Mar Vermelho e partes do Oceano Índico. A extensão é composta por 20 países e inclui três pontos críticos de estrangulamento no Estreito de Ormuz, no Canal de Suez e no Estreito de Bab al Mandeb, na ponta sul do Iêmen.
“Este exercício atende a um requisito validado de ultrapassar e derrotar decisivamente as ameaças de pequenas embarcações à distância”, disse o vice-almirante Malloy.
FONTE: Comando Central das Forças Navais dos EUA