Helicópteros de ataque russos Kamov Ka-52 e Boeing AH-64D Apache da Força Aérea Egípcia operaram juntos durante exercícios de ataque anfíbio das Forças Navais Egípcias no Mediterrâneo em 11 de dezembro de 2019.

Os helicópteros da Força Aérea Egípcia Ka-52 e AH-64D Apache foram observados a bordo do ENS Gamal Abdel Nasser (L1010), um LHD (Landing Helicopter Dock) da classe francesa “Mistral”. Os dois tipos de helicópteros foram usados ​​no LHD pela primeira vez.

Em 2015 o Egito assinou contrato com a Rosoboronexport para a compra de 46 helicópteros de combate Ka-52, tornando-se o primeiro cliente estrangeiro desse tipo de helicóptero. As entregas para o Egito da versão de exportação dos helicópteros Ka-52 são realizadas desde julho de 2017.

Além disso, estão em andamento negociações com o Egito sobre a venda de um lote de helicópteros Ka-52K para operação a bordo de dos dois classe “Mistral” egípcios.

Em outubro de 2015, o Egito assinou um acordo com a DCNS (atualmente Naval Group) para adquirir dois navios de desembarque universais do tipo “Mistral” construídos na França, originalmente para a Rússia.

O fornecimento à Rússia desses navios construídos sob o contrato de 2011 tornou-se impossível após a introdução de sanções da União Europeia em agosto de 2014.

O contrato para o fornecimento desses navios, que foi mantido no estaleiro STX France em Saint-Nazaire, foi oficialmente rescindido pelas partes russa e francesa em 5 de agosto de 2015 e, em 23 de agosto de 2015, foi alcançado um acordo sobre a aquisição dos navios pelo Egito. O valor real do contrato para a compra de dois “Mistral” pelo Egito foi de 950 milhões de euros, e acredita-se que foi financiado principalmente pela Arábia Saudita.

O primeiro dos dois navios, Gamal Abdel Nasser – L 1010 (ex-russo Vladivostok), foi transferido para a Marinha do Egito em Saint-Nazaire em 2 de junho de 2016 e chegou a Alexandria em 23 de junho de 2016. O segundo navio Anwar al-Sadat – L 1020 (ex-russo Sebastopol) foi transferido para o Egito em 16 de setembro de 2016 e chegou a Alexandria em 1 de outubro de 2016.

Quanto ao Apache, em 1995, a Força Aérea Egípcia fez um pedido de 36 helicópteros AH-64A. Esses helicópteros foram entregues com a mesma aviônica da frota dos EUA na época, exceto equipamentos de rádio autóctones. Em 2000, a Boeing anunciou um pedido para remanufaturar a frota de Apaches existente do Egito para a configuração AH-64D, exceto o radar Longbow, que havia sido recusado pelo governo dos EUA. O Egito solicitou mais 12 apaches AH-64D Block II com radares Long Bow através de uma venda militar estrangeira em 2009.

FONTE: Defence Blog

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