China lança ao mar a 71ª corveta Type 056
“A serpente mais feroz pode ser vencida por um enxame de formigas”. Na foto acima, quatro corvetas Type 056 da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) em manobras.
Com 71 navios lançados desde 2012, a Type 056 se tornou o combatente de superfície mais amplamente produzido da era moderna.
O último navio foi lançado em 30 de dezembro de 2019, com o nome Aba, indicativo visual 630.
As Type 056/056A foram projetadas e construídas para operações de patrulha e escolta na zona econômica exclusiva da China, a 200 milhas náuticas da costa chinesa.
São construídas em duas variantes, uma Type 056 multiuso e uma variante especializada de guerra antissubmarino (ASW) Type 056A, equipada com sonar de profundidade variável usado para detectar e rastrear submarinos.
As corvetas Type 056/056A são plataformas multiuso projetadas principalmente para conduzir operações de guerra de superfície na região litorânea.
São equipadas com quatro mísseis anti-navio YJ-83 (dois lançadores com dois mísseis cada), um lançador de mísseis antiaéreos de defesa de ponto HQ-10 – similar ao RAM americano – e um canhão principal de 76 milímetros. A variante ASW também está equipada com dois lançadores de torpedos triplos de 324 milímetros. Um convoo também permite a operação de um helicóptero militar Harbin Z-9, equipado especificamente para missões ASW.
O navio não possui um hangar de helicóptero para transportar permanentemente um Z-9 equipado com um sonar de mergulho para missões ASW. Dado o desdobramento dos navios perto da costa, isso pode ser resolvido por uma coordenação estreita entre os combatentes de superfície e a crescente frota de aeronaves ASW baseadas em terra como a Gaoxin-6.
Os navios deslocam 1.500 toneladas carregados, têm um comprimento de 90m e boca de 11m. Podem atingir uma velocidade máxima de 25 nós e um alcance de 6.482 km (3.500 milhas náuticas) a 16 nós.
Quatro estaleiros estão envolvidos na construção desta classe de navios.