FREMM Emilio Bianchi (clique na imagem para ampliar)
FREMM Emilio Bianchi (clique na imagem para ampliar)

TRIESTE, Itália — A cerimônia de lançamento da fragata “Emilio Bianchi”, décimo e último navio da classe FREMM (Fragata Multimissão Europeia), aconteceu no dia 25 de janeiro no estaleiro integrado de Riva Trigoso (Gênova), com Ministro da Defesa italiano Lorenzo Guerini.

Os dez navios FREMM foram encomendados à Fincantieri pela Marinha Italiana, no âmbito de um programa cooperativo ítalo-francês coordenado pela OCCAR (Organisation Conjointe de Cooperation sur l’Armement), a organização internacional de cooperação em armamentos.

A madrinha da cerimônia foi a sra. Maria Elisabetta Bianchi, filha mais velha de Emilio Bianchi, vencedor da medalha de ouro italiana por valor militar.

O presidente da Fincantieri, Giampiero Massolo, deu as boas-vindas ao chefe do Estado Maior da Marinha da Itália, almirante Giuseppe Cavo Dragone, representando o chefe de defesa, general Enzo Vecciarelli, o governador da região da Ligúria, Giovanni Toti, além de outras autoridades civis e militares.

Após o lançamento, as atividades de instalação continuarão no estaleiro naval integrado de Muggiano (La Spezia), com entrega prevista para 2021. O Emilio Bianchi, como suas naves irmãs, apresenta um alto grau de flexibilidade e é capaz de operar em todas as situações táticas. Com um comprimento de 144 metros e uma boca de 19,7 metros, o navio terá um deslocamento de aproximadamente 6.700 toneladas em carga máxima. Ele tem uma velocidade máxima de mais de 27 nós e poderá acomodar até 200 pessoas, incluindo tripulação e passageiros.

O programa FREMM, representando o estado da arte europeu e italiano em sistemas navais, decorre do requisito da Marinha Italiana de substituir as classes “Lupo” (agora todas aposentadas) e “Maestrale” (agora em descomissionamento), ambas construídas pela Fincantieri na década de 1970.

Os navios “Carlo Bergamini” e “Virginio Fasan” foram entregues em 2013, o “Carlo Margottini” em 2014, o “Carabiniere” em 2015, o “Alpino” em 2016, o “Luigi Rizzo” em 2017, o “Federico Martinengo “em 2018 e om “Antonio Marceglia” em 2019.

A parte italiana do programa FREMM foi totalmente implementada com a opção exercida em abril de 2015 para a construção do nono e décimo navios, cuja entrega está prevista para 2020.

O Orizzonte Sistemi Navali (51% Fincantieri, 49% Leonardo) atua como contratado principal da Itália na iniciativa, enquanto o Armaris (Naval Group + Thales) é o contratado principal da França.

Esta cooperação aplicou a experiência positiva adquirida no programa ítalo-francês anterior “Orizzonte” (Horizon), que levou à construção para a Marinha Italiana das duas fragatas “Andrea Doria” e “Caio Duilio”.

A Fincantieri é um dos maiores grupos de construção naval do mundo e o número um em diversificação e inovação. É líder em projeto e construção de navios de cruzeiro e um ator de referência em todos os setores da indústria de construção naval de alta tecnologia, de navios de guerra a offshore. Com mais de 8.900 funcionários na Itália e uma rede de fornecedores que emprega quase 50.000 pessoas, a Fincantieri aprimorou uma capacidade de produção fragmentada em vários estaleiros, adquirindo o mais amplo portfólio de clientes e produtos no segmento de cruzeiros.

FONTE: Fincantieri

Subscribe
Notify of
guest

121 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments