CT Mariz e Barros (D26) - Foto Rob Schleiffert

CT Mariz e Barros (D26) – Foto: Rob Schleiffert (clique na imagem para ampliar)

O contratorpedeiro (CT) Mariz e Barros (D26), foi a terceira embarcação da Marinha do Brasil a ostentar esse nome.

O primeiro navio foi um encouraçado de origem inglesa, que participou das últimas batalhas da Guerra do Paraguai, com destaque para o bombardeamento de Curupaiti, Humaitá, Angosturas e outros combates, entre 1866 e 1869, o segundo, um contratorpedeiro (D25), com projeto norte-americano e construído na Ilha das Cobras (RJ). Foi lançado ao mar em 1940 e comissionado em 29 de novembro de 1943.

O último CT Mariz e Barros (D26) foi um contratorpedeiro da classe “Gearing” construído no estaleiro Consolidated Steel Corporation nos EUA, onde recebeu a denominação de USS Brinkley Bass (DD-887) em honra ao Tenente Harry Brinkley Bass morto em uma batalha aérea em uma incursão aliada ao sul da França durante a Segunda Grande Guerra Mundial.

Ele foi lançado ao mar em 26 de maio de 1945 e incorporado à U.S. Navy em primeiro de outubro do mesmo ano em Orange, Texas. Durante suas operações ele participou de alguns eventos memoráveis:

  • Missão de resgate do USS Onward próximo a Changai em 1946;
  • Operação Arenito (Sandstone Operation) em Eniwetok em 1948;
  • Patrulhas marítimas em Tsushina em 1949;
  • Guerra da Coréia, especificamente nos episódios Wonsan (1951-52), Sonjim e Humgnan em 1952;
  • Patrulhas marítimas no estreito de Formosa;
  • Guerra do Vietnã, de 1965 a 1971.

Entre junho de 1961 e maio de 1962, o navio passou por um período de modernização chamado FRAM I no estaleiro Puget Sound em Bremerton e alguns de seus armamentos foram substituídos por modernos equipamentos destinados a incrementar a sua ameaça aos submarinos. Em 1964, ele recebeu o novo lançador de foguetes ASROC.

Destróier da classe “Gearing” antes (na configuração da Segunda Guerra) e depois da modernização FRAM I

No ano seguinte, após sofrer uma colisão na proa, ele retorna novamente aos estaleiros, onde tem a proa substituída por outra um pouco mais longa, tornando-se assim o mais longo navio de sua classe.

USS Brinkley Bass (DD 887), fotografado em 1 de junho de 1968

O USS Brinkley Bass (DD-887) foi comissionado pela Marinha do Brasil em 3 de dezembro de 1973 onde passou a ser chamado de Mariz e Barros, D26.

“O Bruxo”, como ficou conhecido, pela presteza, agilidade e eficiência com que desempenhava as sua missões como caçador de submarinos, sendo o seu sonar motivo de orgulho para seus tripulantes, foi incorporado ao então Segundo Esquadrão da Força de Contratorpedeiros.

Através dos anos, todas as tripulações, com dedicação e profissionalismo, honraram o seu passado glorioso, tornando-o uma das mais eficientes unidades de nossa Esquadra.

Foto Rob Schleiffert
CT Mariz e Barros (D26) em faina de reabastecimento em alto mar – Foto: Rob Schleiffert (clique na imagem para ampliar)

NAeL Minas Gerais e CT Mariz e Barros
Foto: Rob Schleiffert
Foto: Rob Schleiffert

Sua prontidão operacional foi posta em teste e confirmada em várias operações navais, como na UNITAS XXXV, em 1994, obtendo uma elevada performance ao lado de modernos meios de combate da U.S. Navy e da Marinha Venezuelana.

Na ocasião, a tripulação foi congratulada pelo Comandate-em-Chefe da Força Tarefa Norte Americana, Contra Almirante W. R. Fladd, que proferiu o seguinte comentário: “Eu olho para ele (D-26) com uma incrível nostalgia. É um exemplo genuíno da habilidade de construção naval da América durante a Segunda Guerra Mundial e, mais do que isto, a dedicação e competente manutenção da Marinha do Brasil.”

Durante o período de novembro de 1994 a fevereiro de 1995, o navio foi enviado ao Arsenal de Marinha (RJ), quando passou por um período de manutenção de rotina e ainda por algumas alterações, para manter a sua operacionalidade junto à Esquadra.

Ainda hoje, a sua gloriosa história é relembrada pela Associação USS Brinkley Bass (DD887) / CT Mariz e Barros (D26), localizado em Glendora, Califórnia.

Contratorpedeiro Mariz e Barros (D26) e fragata Liberal (F43)

50 Anos Singrando os Mares

O CT Mariz e Barros (D26) durante todo seu período operacional atestou ser um navio de superior manobrabilidade e velocidade, cumprindo habilidosamente a sua missão de combate a submarinos.

Durante os 50 anos de serviços prestados à U.S. Navy e à Marinha de Brasil, manteve-se contantemente preparado para defender os interesses destes países através de ações de apoio no mar ou em terra.

Na celebração dos 50 anos de “faina” da embarcação, a tripulação concebeu um camisa comemorativa que homenageia o mística de boa sorte adquirida pelo D26. Membros da Associação USS Brinkley Bass também participaram desta data comemorativa.

Brasão do navio

O emblema é composto por um pentágono feito de cordas de ouro. Em cima, destaca-se a Coroa Naval. Dentro, sobre um campo azul, há uma fortaleza talhada em ouro e peças de artilharia pintados em preto, o qual representa o Forte de Itaipu. Os canhões deste forte que atingiram o passadiço do Tamandaré causando a morte de muitos marinheiros, inclusive o Tenente Mariz e Barros, que é simbolizado pela espada de um Oficial de Marinha partida. Há também um faixa ondulada prateada em alusão ao Rio Prata onde este nobre oficial participou de sua última batalha.

O adeus ao velho destróier

O Mariz e Barros (D26) foi desativado quando estava atracado à Base Naval do Rio de Janeiro, na Ilha de Mocanguê (Niterói, RJ)

Em cerimônia realizada na Base Naval da Ilha de Mocanguê (Niterói, RJ), o Mariz e Barros foi descomissionado exatamente às 10h00 do dia primeiro de setembro de 1997.

Tendo completado, durante o período em que esteve comissionado na Marinha do Brasil 1.638 dias de mar e percorrido 424.362,1 milhas náuticas (785.918,6 km), o Bruxo mostrou as cores de sua bandeira pela última vez, sendo solenemente saudado pelas cornetas e alarmes de todos os navios presentes no porto, que desta forma, davam o seu adeus ao último representante da clássica era dos Contratorpedeiros da Segunda Guerra Mundial.

Estiveram presentes, prestigiando “O velho guerreiro”, o Comandante-em-Chefe de Operações Navais, Almirante Chagasteles, Almirantes, 15 outros ex-Comandantes do D26 e seis membros da Associação USS Brinkley Bass (DD-887).

Tiveram a honra de arriar a bandeira do Mariz e Barros o seu primeiro comandante, Mauro Affonso Gomes Lages e o seu último comandante, Gilberto Malaquias.

Características do navio

Comprimento: 119,60m
Boca: 12,49m
Calado: 6,09m
Deslocamento: 3.498 t
Velocidade Máxima: 35 nós (64,82 Km/h)
Radar: Lockheed AN/SPS-40 (busca aérea)
Raytheon Sylvania AN/SPS-10C (busca de superfície)
Western Electric Mk.25 (Direção de Tiro)
Sonar: Sangamo AN/SQS-23D
CIC: Equipado com Terminal de Inteligência Tática
Armamento: 2 reparos duplos de canhões de acionamento rápido de 5 polegadas (127mm) Mk.38
2 lançadores triplos Mk.32 mod. 3 de torpedos anti-submarino Mk.44/Mk.46
Um lançador óctuplo de foguetes anti-submarino ASROC
Propulsão: Duas caldeiras Babcock & Wilcox movendo duas turbinas GE de 60.000HP
Tripulação: 18 Oficiais
283 Praças

Comandantes do CT Mariz e Barros – D26

Comandante

Período:

Início

Término

CF Mauro Affonso Lages 03 de dezembro de 1973 25 de fevereiro de 75
CF Oscar de Freitas Camara 10 de outubro de 77 15 de fevereiro de 79
CF Sérgio Martins Ribeiro 15 de fevereiro de 79 16 de fevereiro de 80
CF Edson Gonçalves Moreira 16 de fevereiro de 80 27 de janeiro de 82
CF Luiz Fernando P. Peixoto 27 de janeiro de 82 28 de janeiro de 83
CF Alvaro Américo Pereira 28 de janeiro de 83 06 de fevereiro de 84
CF Paulo Lafayette Pinto 06 de fevereiro de 84 06 de fevereiro de 85
CF Silvio Valente da Silva 06 de fevereiro de 85 12 de fevereiro de 86
CF Mauro M. de Souza Pinto 12 de fevereiro de 86 23 de abril de 87
CF Julio S. de Moura Neto 23 de abril de 87 29 de abril de 88
CF Ralph Rabello de V. Rosa 29 de abril de 88 04 de maio de 89
CF José Eduardo P. de Oliveira 04 de maio de 89 07 de maio de 90
CF Marcelio Carmo C. Pereira 07 de maio de 90 30 de julho de 91
CF Roberto Agnese Fayad 30 de julho de 91 30 de julho de 92
7CF Francisco A. Rocha Coelho 30 de julho de 92 30 de julho de 93
CF Dimas Pinheiro da Silva 30 de julho de 93 19 de julho de 94
CF Ricardo Pereira Wolf 19 de julho de 94 18 de julho de 95
CF Arenito Ribeiro Filho 18 de julho de 95 17 de julho de 96
CF Gilberto Malaquias 17 de julho de 96 01 de setembro de 1997

 


Saiba mais sobre o contratorpedeiro Mariz e Barros acessando a página do navio no site Navios de Guerra Brasileiros, clicando aqui.


Mais fotos do USS Brinkley Bass (DD-887)

USS Brinkley Bass (DD-887) ao largo de Oahu, em julho de 1969

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