Por Guilherme Poggio

Kirk Douglas, ator, diretor e veterano da Segunda Guerra Mundial, morreu aos 103 anos nesta quarta-feira (5). Ele vinha passando por problemas de saúde desde 1996, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Indicado ao Oscar três vezes, o galã de filmes como “Spartacus” (1960) se aposentou depois que passou a ter dificuldades para falar, devido ao AVC.

O que poucos sabem é que Douglas era um veterano da Marinha dos EUA (US Navy) que serviu na Segunda Guerra Mundial. Logo após o ataque japonês a Pearl Harbor em 1941 (e três anos depois de mudar o nome de Issur Danielovitch Demsky para Kirk Douglas) ele se alistou na Marinha dos Estados Unidos. “Senti uma onda de patriotismo e uma onda de judaísmo sobre o que estava acontecendo na Europa com Hitler”, explicou ele à Playbill em 1990.

Na verdade Douglas não foi para a Europa bombardear a Alemanha de Hitler como piloto da USAAF (eles não passou nos exames). Por outro lado foi enviado para a escola de marinheiros em Notre Dame e depois seguiu para o Pacífico.

Kirk Douglas a bordo do cruzador USS Saint Paul (CA-73) durante as filmagens de “In Harm’s Way” (“A Primeira Vitória”, no Brasil) onde contracenou ao lado de John Wayne.

Um trágico acidente

Alguns relatos da imprensa informam que o segundo-tenente Douglas treinou como oficial de armas e comunicações de guerra antissubmarina e foi designado para o PC 1137, um caça-submarinos da classe PC-146 (embarcação muito semelhante aos nossos “cacinhas”), mas em suas autobiografias ele disse que se serviu no PC-1139.

Mais tarde, ele brincou em “ Kirk e Anne: Cartas de Amor, Risos e uma Vida em Hollywood”, um livro de memórias que ele co-escreveu com sua amada esposa: “Eu ficava ótimo em meu uniforme, mas nada mais sobre o meu serviço era distinto.”

Só que a última parte não é exatamente verdadeira, porque o PC-1139 quase o matou antes de se tornar uma estrela de Hollywood. Segundo o Departamento de Assuntos dos Veteranos dos EUA em 7 de fevereiro de 1943, Douglas e sua tripulação foram alertados pelo sonar da presença de um submarino japonês. Ao confirmar a localização do submarino ele e seus colegas marinheiros rumaram para a posição.

Um companheiro de navio deveria disparar um marcador de carga de profundidade, mas ele erroneamente lançou uma carga real chamada  “ashcan”. Ela detonou próxima à superfície do mar e jogou o PC-1139 no ar. Douglas foi jogado contra o navio e sofreu ferimentos abdominais. Posteriormente foi enviado para se recuperar no Hospital Balboa de San Diego, onde os médicos descobriram que ele também tinha disenteria amebiana crônica. Essas mazelas acabaram por desligar o tenente Douglas da Marinha em 1944, dois anos antes de sua estréia no cinema.

Mais de 80 filmes

Kirk Douglas interpretou papéis emblemáticos do cinema, do escravo Spartacus ao pintor Vincent van Gogh, passando pela lenda do velho oeste Doc Holliday. Foram mais de 80 filmes, mas a película que mais marcou o autor deste texto foi “The Final Countdown” (“Nimitz – De volta ao inferno” no Brasil) de 1980.

Neste filme, Douglas interpreta o capitão de mar e guerra Matthew Yelland (ver foto no início do texto), comandante do porta-aviões USS Nimitz (na época o mais moderno da frota e apenas o segundo de propulsão nuclear da US Navy). Uma das memoráveis cenas do filme acontece quando dois F-14 do esquadrão VF-84 “Jolly Rogers” executam um verdadeiro balé aéreo diante de dois A6M Zero (ver cena no vídeo abaixo).

Com informações do G1, Navy Times e U.S. Department of Veterans

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments