Governo canadense gastou US$ 326 mi para manter seus submarinos fora d’água
O governo canadense gastou US$ 326 milhões em dinheiro dos contribuintes para manter toda a frota de submarinos da Marinha do Canadá fora da’água por um ano.
O Departamento de Defesa admitiu que o Canadá terá que gastar mais com atualizações e reparos do que com a compra de uma frota inteiramente nova.
Falando em defesa dos atuais submarinos o ministro da Defesa, Harjit Sajjan, declarou: “Os quatro submarinos da classe Victoria da Marinha Canadense são um dos ativos mais estratégicos do Canadá para conduzir a vigilância das águas canadenses e internacionais”.
“As capacidades de longo alcance da força submarina também foram inestimáveis para atender aos objetivos internacionais do Canadá e em apoiar os aliados da OTAN, e eles estão em operação desde 2003.”
Em 1995, o governo liberal de Jean Chretien aprovou a compra de quatro submarinos britânicos pelo preço de US $ 750 milhões. Um deles sofreu um incêndio que causou a morte de um tripulante canadense – enquanto os outros exigiram manutenção cara.
FONTE: The Post Millennial (tradução e adaptação do Poder Naval a partir do original em inglês)