Programa FFG(X): US Navy deve divulgar vencedor até o meio do ano
Os planos da Marinha dos EUA (US Navy) para o programa da fragata da próxima geração (FFG (X)) foram recentemente traçados nos documentos orçamentários, divulgados segunda-feira (10/2).
A Marinha planeja definir o vencedor da competição de projeto e construção no mês de julho, segundo os documentos.
Os concorrentes do programa FFG (X) são o projeto FREMM da Fincantier e a General Dynamics Bath Iron Works / Navantia, com uma variante da classe F-100 (imagem de abertura do post).
Muitos analistas acreditam que a Huntington Ingalls Industries oferecerá uma versão aprimorada do National Security Cutter; e a Austal USA uma variante do seu LCS classe Independence com casco de alumínio.
A versão da Lockheed Martin do FFG (X), uma variante de hélices duplos do LCS classe Freedom (ver imagem abaixo), foi retirada da competição em maio do ano passado.
A USN planeja levar seis anos para concluir o projeto e a construção do primeiro navio, o que deve ocorrer em 2026.
Uma vez iniciada a construção, no entanto, os planejadores acreditam que levará apenas 48 meses para a sua conclusão.
A segunda fragata da classe deverá ser encomendada em abril de 2021 e, a partir daí, deverá ser entregue cerca de 5 anos e meio após a data do contrato.
Isso significa que o primeiro navio deve ser entregue à frota em julho de 2026 e o segundo cerca de três meses depois.
O FFG (X) deve ser um pequeno navio multi-missão com uma versão modificada do radar SPY-6 da Raytheon destinado ao destróier da classe Flight III Arleigh Burke, com o sistema de combate Aegis da Lockheed Martin, bem como a alguns sistemas de defesa de ponto com VLS de 32 células por cerca da metade do custo de um DDG.
É claro que, sem saber qual navio a Marinha pretende comprar e como serão os projetos definitivos detalhados, estimativas de preços firmes são impossíveis, mas o Pentágono tem algumas projeções.
O primeiro navio a ser encomendado neste ano deve custar 1,28 bilhão, de acordo com documentos orçamentários, com o próximo navio em 2021 caindo para US $ 1,05 bilhão.
O terceiro navio, a ser encomendado em 2022, deve ver o preço cair abaixo de US $ 1 bilhão. Todo o programa deve custar US $ 19,81 bilhões, estima a Marinha.
Um navio deveria ser adquirido no ano fiscal de 2020, seguido por duas embarcações por ano até que a compra completa de 20 navios seja concluída. Mas a Marinha queria ter certeza de que escalonaria a compra com mais responsabilidade, disse o contra-almirante Randy Crites, vice-secretário da Marinha para a área de orçamento.
“Para a fragata não queremos repetir algumas das lições da LCS, onde fomos rápido demais”, disse Crites. “Como está, teremos oito fragatas em construção quando entregarmos a primeira em 2026”.
“No momento, assinaremos o contrato para uma no final deste ano e outra no próximo ano, mas isso será analisado. Depois, aumentaremos de duas para três, chegando a nove [programa de defesa do ano que vem].”
FONTE: DefenseNews (tradução e adaptação do Poder Naval a partir do original em inglês)
VEJA TAMBÉM: