Guerra de minas: Saab recebe pedido da Polônia para o Double Eagle SAROV
Encomenda foi feita por consórcio polonês construtor de navios da classe Kormoran II para a Marinha Polonesa
A Saab informou, em nota divulgada nesta quinta-feira 13 de fevereiro, que recebeu um pedido da Polônia para os sistemas Double Eagle SAROV, usados em operações de contramedidas de minagem (MCM, do inglês mine countermeasure). O sistema será entregue para navios caça-minas (MCM) da classe Kormoran II da Marinha Polonesa, construído por um consórcio polonês. A entrega dos sistemas está prevista para 2021-2022.
A encomenda foi feita por um membro do Consórcio, o Ośrodek Badawczo-Rozwojowy Centrum Techniki Morskiej S.A. (OBR CTM S.A.). Os sistemas Double Eagle SAROV da Saab serão integrados ao Sistema de Gerenciamento de Combate “SCOT”, desenvolvido pela CTM e equipado de acordo com as exigências da Marinha Polonesa.
“Por meio de uma forte relação que temos com a CTM, nós entregaremos os nossos Sistemas MCM, que são líderes mundiais, para serem utilizados pela Marinha Polonesa. Este pedido demonstra a confiança que o cliente polonês tem em nossos produtos e, com isso, temos o prazer em fortalecer a capacidade do usuário final em relação à contramedida de minagem”, disse Görgen Johansson, head da área de negócios Dynamics da Saab.
O Double Eagle SAROV da Saab é um sistema versátil de contramedidas de minagem que proporciona eficiência em operações de MCM, desde o reconhecimento até a varredura de minas. O sistema Double Eagle SAROV pode ser equipado para ser operado tanto remotamente (ROV), usando um cabo, ou autonomamente (AUV), utilizando suas baterias de bordo para propulsão.
Segundo a página dedicada a este sistema no site da Saab, estas são algumas das características do Double Eagle SAROV:
- Comprimento: 3m
- Boca: 1,3m
- Peso (içado): cerca de 730 kg
- Velocidade: 0 a 6 nós
- Profundidade operacional: 300m
- Carga: 250 kg
- Alcance: 15 km (baterias)
- Autonomia: 10 horas (baterias)
DIVULGAÇÃO / IMAGENS: Saab