HMS Forth, primeiro NPaOc classe River 2 da Royal Navy
HMS Forth, primeiro NPaOc classe River 2 da Royal Navy

Uma crítica frequente aos novos Offshore Patrol Vessels (OPV) da classe ‘River’ Batch II que estão entrando em serviço na Royal Navy é que eles estão subarmados.

Essa crítica também é feita aos Navios-Patrulha Oceânicos (NPaOc) da classe “Amazonas” da Marinha do Brasil, que empregam casco semelhante.

Eles são levemente armados para o seu tamanho, mas os OPVs são projetados e construídos com possíveis atualizações futuras.

Os River Batch II são equipados com um Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) que facilitará futuras atualizações de sistema de armas.

O site Save The Royal Navy publicou algumas configurações possíveis de upgrades para os River Batch II que reproduzimos abaixo.

Poder de fogo custa caro

A Tailândia possui dois navios da classe “River” modificados, HTMS Krabi e HTMS Prachuap Khiri Khan, construídos localmente com transferência de tecnologia da BAE Systems.

O segundo navio foi equipado com mísseis antinavio Harpoon, além de um canhão principal de 76 mm.

OPV HTMS Krabi

O NPaOc Amazonas de 1.800 toneladas (foto abaixo) e a corveta Al Shamikh (última foto), de 2.600 toneladas, da classe “Khareef” da Marinha de Omã são outros dois projetos da BAE Systems Surface Ships e possuem casco e propulsão muito semelhante (clique nas imagens para ampliar).

NPaOc Amazonas

Enquanto o projeto do NPaOc (classe “Port of Spain”, originariamente para a Guarda Costeira de Trinidad e Tobago) foi feito para policiamento naval, a classe “Khareef” é um navio de combate, equipado com um radar 3D SMART-S Mk2 e armado com 1 canhão de 76mm Oto Melara, 2 canhões de 30mm MSI DS30M, 8 mísseis MM-40 Block III Exocet e 12 mísseis antiaéreos MBDA VL Mica.

A diferença de preço também é grande: os três NPaOc custaram ao Brasil £133 milhões, enquanto Omã pagou £400 milhões pelas três corvetas da classe  “Khareef”.

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