US Navy apreende armas ilegais no mar da Arábia
MAR DA ARÁBIA – Em 9 de fevereiro, o cruzador USS Normandy (CG 60), enquanto conduzia operações de segurança marítima na área de operações do Comando Central dos EUA, abordou uma embarcação de acordo com o direito internacional e descobriu um grande estoque de armas.
As armas apreendidas incluem 150 mísseis guiados antitanque “Dehlavieh” (ATGM), cópias fabricadas no Irã de ATGMs russos Kornet. Outros componentes de armas apreendidos a bordo da embarcação eram de design e fabricação iranianos e incluíam três mísseis terra-ar iranianos, miras de armas de imagens térmicas iranianas e componentes iranianos para drones aéreos e de superfície, além de outras munições e peças avançadas de armas.
Muitos desses sistemas de armas são idênticos aos sistemas avançados e componentes de armas apreendidos pelo destróier de mísseis guiados USS Forrest Sherman (DDG 98) no Mar da Arábia em 25 de novembro de 2019. Essas armas foram determinadas como sendo de origem iraniana e avaliadas como tendo destino os houthis no Iêmen, o que violaria uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que proíbe o fornecimento, a venda ou a transferência direta ou indireta de armas para os houthis.
As armas apreendidas estão sob custódia dos EUA aguardando a disposição final. A avaliação do material será um esforço interinstitucional e internacional. As nações e organizações parceiras internacionais também foram convidadas a inspecionar o material.
A operação está em andamento e mais informações serão compartilhadas assim que estiverem disponíveis.
FONTE: Comando Central dos EUA