Ciclo de vida do cruzador ‘Moskva’ da Marinha Russa será prorrogado
O cruzador de mísseis Moskva do projeto classe Atlant 1164 servirá por pelo menos mais dez anos após o prolongamento do ciclo de vida do navio de guerra da frota do Mar Negro, disseram duas fontes informadas do setor à publicação Mil.Press Flotprom.
O navio de guerra é revisado pelo 13º estaleiro em Sevastopol. O Moskva está preparado para docagem, disseram as fontes.
A revisão deve ser concluída no segundo trimestre de 2020. É dada atenção específica à propulsão principal, incluindo geradores de turbinas a gás, engrenagem redutora, mecanismos de combustível e condutos de gás das principais turbinas a gás e outros elementos da propulsão.
Em 5 de junho de 2019, o cruzador partiu pela primeira vez, desde 2016, para testes no sistema de propulsão. O próximo teste estava planejado para dezembro de 2019, mas foi adiado. Até agora, não se fala de uma atualização em larga escala do Moskva pelo estaleiro Zvyozdochka, que modernizou o navio similar Marechal Ustinov. Não há recursos financeiros e uma decisão deve ser tomada mais tarde.
Uma fonte informada disse que o cruzador precisa urgentemente de atualizar os sistemas antigos. “Um sistema moderno de combate a incêndio é necessário. A Marinha propôs instalá-lo no Marechal Ustinov ainda em 2011. Os cruzadores Moskva e Varyag da classe “Atlant” são vulneráveis à segurança contra incêndios”, disse a fonte.
FONTE: TASS