O estaleiro Garden Reach Shipbuilders and Engineers Ltd., (GRSE), entregou a quarta e última corveta ASW (antissubmarino) da classe “Kamorta” (também denominada classe P28) INS Kavaratti à Marinha da Índia em 18 de fevereiro de 2020. O navio de guerra é o 104º navio de guerra construído e entregue pelo GRSE e é o último da série de corvetas Anti-Submarine Warfare (ASWC).

Os três primeiros navios da série – INS Kamorta, INS Kadmatt e INS Kiltan – foram entregues anteriormente e fazem parte integrante da Frota Oriental da Marinha da Índia, informou o funcionário do GRSE.

As corvetas, projetadas como uma plataforma ASW extremamente versátil, capaz de neutralizar submarinos inimigos com armas autóctones, como torpedos e lançadores de foguetes – são igualmente eficazes nos litorais e oceanos profundos, disse o funcionário.

A Kavaratti tem um comprimento total de 109,2 metros e desloca 3.150 toneladas em carga máxima. Tem uma autonomia de mais de 3.400 milhas náuticas a uma velocidade de 18 nós e pode acomodar 17 oficiais e 106 subalternos.

Seus sistemas de armas incluem um canhão principal super rapid Oto Melara 76/62, versões melhoradas dos lançadores de foguetes antissubmarinos russos RBU-6000 e tubos de torpedo duplos DTA-53 533 mm.

A INS Kavaratti e INS Kiltan são os dois primeiros grandes navios de guerra do país a ter a característica única da superestrutura feita de material composto de fibra de carbono.

FONTE: Navy Recognition

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments