Em 2 de março de 1990 estreava o filme “The Hunt for Red October” (“Caçada ao Outubro Vermelho”), baseado no romance de Tom Clancy publicado pela USNIBooks.

O US Naval Institute nunca publicara um livro de ficção, mas decidiu apostar no desconhecido Clancy, que trabalhava como agente de seguros na época.

“Caçada ao Outubro Vermelho” foi dirigido por John McTiernan, com roteiro de Larry Ferguson e Donald Stewart.

A trama se passa nos últimos anos da Guerra Fria e gira em torno do capitão de um submarino russo que pretende desertar para os EUA levando junto seus oficiais e o mais avançado navio da Marinha Soviética.

O agente Jack Ryan da CIA  é o único que percebe as suas intenções e luta para provar a sua teoria antes que um confronto entre a marinha russa e americana saia de controle.

“Caçada ao Outubro Vermelho” seria o primeiro de uma série de filmes com Jack Ryan, depois interpretado por Harrison Ford, Ben Affleck e Chris Pine.

Roteiro

O Outubro Vermelho na cena de abertura

Novembro de 1984. O capitão de marinha soviética Marko Ramius (Sean Connery) comanda o Outubro Vermelho, um novo submarino da classe Typhoon, equipado com uma “lagarta”, um revolucionário sistema de propulsão que o torna indetectável ao sonar.

O navio dirige-se para o Atlântico Norte, de forma a conduzir exercícios militares com o submarino V. K. Konovalov, comandado pelo antigo aluno de Ramius, o capitão Tupolev (Stellan Skarsgard). Já em alto mar, Ramius mata em segredo o oficial político Ivan Putin (Peter Firth) e comunica falsamente à tripulação que o navio fará testes de mísseis ao largo dos EUA, refugiando-se em seguida em Cuba.

Na manhã seguinte, o analista da CIA e ex-Marine Jack Ryan (Alec Baldwin) reúne-se com o vice-almirante James Greer (James Earl Jones) e informa o departamento de defesa dos EUA acerca do Outubro Vermelho e como este, sendo indetectável, pode atacar os EUA sem qualquer aviso.

As altas patentes militares são informadas de que a quase totalidade da frota soviética foi destacada para caçar o Outubro Vermelho, informando que Ramius tenciona lançar os seus mísseis contra os Estados Unidos.

Ryan, por seu turno, considera que Ramius planeja desertar, não tendo outra opção senão encontrar-se com o submarino USS Dallas para comprovar a sua teoria. Tupolev continua no encalço e apesar de não conseguir perceber ao certo onde se encontra o Outubro Vermelho, adivinha o seu percurso e tenta interceptá-lo.

Enquanto o Outubro Vermelho realiza manobras arriscadas num desfiladeiro submarino, a “lagarta” falha, sabotada por um membro da tripulação. O oficial de comunicações do Dallas, Ronald Jones (Courtney B. Vance), consegue descobrir o Outubro Vermelho através de técnicas de hidroacústica e intercepta o navio soviético.

Ryan consegue chegar ao USS Dallas após uma perigosa manobra de embarque, e convence o comandante do submarino americano, Bart Mancuso (Scott Glenn) a contactar o capitão Ramius e perceber as suas intenções.

O USS Dallas no filme Caçada ao Outubro Vermelho. Nas filmagens usaram o USS Bremerton da mesma classe Los Angeles

O embaixador soviético nos EUA informa o governo americano que Ramius é um renegado e pede ajuda para afundar o seu navio. As ordens são enviadas para toda a frota americana, incluindo o USS Dallas. Ryan, no entanto, está convencido que Ramius irá desertar e convence o capitão Mancuso a oferecer ajuda.

Ramius está surprendido com o fato dos americanos terem adivinhado as suas intenções, e simula uma emergência com um dos reatores para provocar a evacuação do navio. Ao largo, uma fragata dos EUA informa ao Outubro Vermelho  que irá abordá-lo, ameaçando disparar. Ramius informa a tripulação em fuga que irá submergir e afundar a fragata americana.

Enquanto isso, Ryan, Mancuso e Jones abordam em segredo o navio soviético através de um submarino de resgate. Ramius pede-lhes asilo político para ele e para os seus oficiais.

Subitamente, o Konovalov ataca, tendo descoberto a localização do navio. Enquanto ambos os submarinos manobram, Loginov, um dos cozinheiros da tripulação do Outubro Vermelho e na verdade um agente da GRU disfarçado, abre fogo sobre Ramius e a tripulação, ferindo mortalmente o imediato Vasily Borodin (Sam Neill), antes de se esconder na seção de mísseis nucleares. Após ferir Ramius, Loginov é morto por Ryan enquanto tentava provocar uma detonação.

Konovalov é destruído pelo seu próprio torpedo, após uma série de manobras evasivas com a ajuda do Dallas. Ao verem a explosão, e sem saberem do outro submarino russo, a tripulação do Outubro Vermelho crê que Ramius auto-destruiu o próprio navio para evitar ser abordado.

Tendo conseguido passar despercebidos, Ryan e Ramius direcionam o Outubro Vermelho para o rio Penobscot, no Maine. Ramius admite que decidiu desertar quando viu pela primeira vez os planos do navio  desenhado única e exclusivamente para começar uma guerra – afirmando que seria incapaz de apoiar tal ação. No topo do convés, Ramius cita Cristóvão Colombo. Ryan responde: “Bem-vindo ao novo mundo.”.

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments