Míssil Sea Venom/ANL da MBDA é bem-sucedido no primeiro teste de tiro de qualificação
A MBDA realizou com sucesso o primeiro teste de tiro de qualificação do míssil antinavio Sea Venom/ANL na área de teste de mísseis DGA Essais (DGA EM) em Ile Du Levant em 20 de fevereiro de 2020, atingindo outro marco significativo para o programa de operação da companhia anglo-francesa.
O míssil foi lançado de um helicóptero Dauphin próximo à altura mínima de lançamento, atingindo sua fase de cruzeiro enquanto desliza sobre o mar em altitudes muito baixas. Durante sua fase terminal, a tripulação usou imagens do buscador de infravermelho – transmitido através do datalink – para executar um refinamento manual bem-sucedido do ponto de mira. O míssil seguiu esse ponto designado até atingir o alvo com um alto grau de precisão.
Este último disparo baseia-se em dois anteriores que testaram o míssil até o limite de sua capacidade. Os lançamentos anteriores demonstraram os recursos de travamento após o lançamento (LOAL) do Sea Venom/ANL e travamento antes do lançamento (LOBL). Eles também validaram seu voo de skimmer em baixa altitude e sua capacidade de orientação autônoma usando imagens de seu buscador de imagens por infravermelho não-resfriado (IIR).
O Sea Venom/ANL é um míssil antinavio construído especificamente para os helicópteros embarcados por marinhas da França e do Reino Unido e é adequado para uma ampla gama de plataformas. Ele engajará com segurança embarcações hostis entre bens civis, mesmo em ambientes litorâneos congestionados e derrotará um amplo espectro de alvos, incluindo pequenas embarcações em movimento rápido até navios maiores – no mar ou no porto –, bem como alvos terrestres costeiros.
Éric Béranger, CEO da MBDA, disse: “O Sea Venom/ANL é o primeiro programa de cooperação anglo-francês a tirar o máximo proveito de nossos centros de excelência, criado após um Acordo Intergovernamental ratificado pelos parlamentos de ambos os países em 2016. A MBDA está se esforçando para a implementação bem-sucedida do programa Sea Venom/ANL, reconhecendo que ele deve exemplificar os benefícios da estreita cooperação que Reino Unido e França estão compartilhando na defesa – aprimorando as capacidades soberanas de ambos os países em armamentos e reduzindo custos”.
A Marinha Real do Reino Unido usará o Sea Venom/ANL em seu AW159 Wildcat, substituindo o Sea Skua, enquanto a Marine Nationale da França operará o míssil de seu futuro helicóptero comum Guépard Light (HIL – Hélicoptère Interarmées Léger).
FONTE: MBDA