Em 5 de março de 2020, a Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) incorporou seu 11º submarino de ataque diesel-elétrico da classe “Soryu” (SSK) em Kobe, na província de Hyogo. JS Ōryū (SS-511) se junta à Flotilha submarina 1 do JMSDF, com sede em Kure. É o primeiro submarino da classe a apresentar baterias de íons de lítio.

O JS Ōryū, décimo primeiro submarino da classe “Sōryū”, recebeu um orçamento de ¥ 64,3 bilhões/US$ 536,7 milhões no âmbito do Orçamento de Defesa do Japão para 2015.

As baterias de íons de lítio têm quase o dobro da capacidade de armazenamento elétrico das baterias tradicionais de chumbo-ácido, e não apenas as substituem nas áreas de armazenamento de baterias existentes, mas também aumentam a já grande capacidade da bateria, preenchendo também o enorme espaço (várias centenas de toneladas de deslocamento) dentro do casco anteriormente ocupado pelos motores AIP Sterling e suas células de combustível com essas novas baterias, a quantidade de baterias (mais poderosas) transportadas no geral é enorme.

Isso melhorou significativamente a autonomia subaquática e considera-se uma vantagem sobre a capacidade de recarga lenta do sistema AIP. De qualquer forma, a JMSDF acredita que as baterias de íons de lítio é o caminho a seguir e pretende testar este novo sistema e compará-lo com o sistema AIP anterior para garantir a eficácia operacional.

FONTE: Navy Recognition

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