ARA Guerrico

ARA Guerrico

ARA Guerrico
Corveta argentina ARA Guerrico, classe A69 francesa, armada com quatro mísseis Exocet MM38

A corveta ARA Guerrico (32) da Armada Argentina adentrou o fiorde que abriga a vila de Gritvyken, capital das ilhas, seguida pelo navio polar ARA Bahia Paraíso.

Pouco antes do meio dia, tropas de infantaria de Marinha começaram a ser transportadas até à praia num helicóptero SA-330 Puma do Exército.

Na segunda leva de 20 homens, por volta das 12h05, uma rajada de metralhadora acertou o helicóptero, que conseguiu efetuar um pouso de emergência na costa antes de tombar, tornando-se a primeira aeronave abatida no conflito.

Dois soldados argentinos foram atingidos e morreram. O único outro helicóptero disponível na operação, um Alouette III, passou a fazer o transporte dos soldados em umas 20 viagens do Bahia Paraíso até a praia.

ARA Bahia Paraiso

Ao longo do combate, a corveta Guerrico foi atingida por mais de 200 tiros de armas automáticas, granadas de 66mm e armas anti-carro Carl Gustav, o que a forçou a se distanciar um pouco mais de terra. A corveta revidou com disparos de armas de 100mm, 40mm e 20mm, levando à rendição a guarnição de 22 Royal Marines e 13 civis.

O helicóptero Wasp que estava a bordo do navio polar britânico HMS Endurance (foto abaixo), pode somente observar de longe a ação dos argentinos, sem possibilidade de reação.

HMS Endurance

No infográfico abaixo, mais informações do ataque argentino às Ilhas Geórgia do Sul.

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments