Ultra instala o primeiro sonar de casco S2150 na fragata HMS Portland
A fragata HMS Portland se torna o primeiro navio a ser equipado com o sonar de casco Ultra 2150 de próxima geração da Ultra, como parte de uma reforma mais ampla das fragatas da Marinha Real Britânica.
O sonar foi projetado pela Ultra Electronics Command & Sonar Systems e substituirá o sonar legado Type 2050, que está em serviço da Marinha Real desde os anos 90.
O novo sonar incorpora uma interface de usuário de última geração para melhorar a eficácia e a usabilidade do operador. O controle digital dos transdutores do sonar minimiza a interferência, reduz o cabeamento dos navios, maximiza a confiabilidade e estende os intervalos de manutenção dos transdutores para pelo menos cinco anos.
O sonar será instalado em oito fragatas Type 23 da Marinha Real. A Ultra também recebeu o contrato para fornecer este sonar às três primeiras fragatas Type 26 da Royal Navy atualmente em construção.
Como parte da linha de sonares ‘Sea Searcher’, a Ultra também desenvolveu duas variantes de peso menor e mais leve do sonar de casco tipo 2150 para embarcações navais de até 1.000 toneladas e 2.000 toneladas, respectivamente.
Com processamento interno de ponta e exibições inovadoras para os usuários, essa família de sistemas de sonar fornece um potente recurso de Guerra Anti-Submarino para embarcações de patrulha, fragatas e outras embarcações em todo o mundo.
Mike Williams, diretor administrativo da Ultra Electronics Command & Sonar Systems comentou: “Atingir esse marco significativo foi fundamental para a Ultra. Com várias mudanças significativas do sistema Sonar 2050 que ele substitui, a equipe do projeto projetou e desenvolveu um sistema que simplifica a operabilidade do usuário e reduz significativamente os custos do ciclo de vida e espaço a bordo. Eles realmente se destacaram”.
FONTE: Utra Electronics