Porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78) tem sistemas de combate postos à prova
OCEANO ATLÂNTICO – O USS Gerald R. Ford (CVN 78) da Marinha dos EUA concluiu recentemente os testes de sistemas vitais de combate em andamento no Oceano Atlântico.
Esses testes, realizados durante a fase de testes e provas pós-entrega do Ford (PDT&T), são projetados para enfatizar as capacidades do sistema de combate do navio e demonstrar a bem-sucedida integração de novas tecnologias, que a tripulação emprega para defender o porta-aviões.
Cmdr. Ron McCallister, oficial de sistemas de combate do Ford, observou que o teste era um esforço colaborativo entre o Naval Sea Systems Command, juntamente com a maior comunidade técnica e a força do navio.
“Os testes exercitam o conjunto de sistemas de combate como uma unidade completa e garantem a máxima disponibilidade para atender aos requisitos das missões de combate e autodefesa”, disse McCallister. “No final, o conjunto de sistemas de combate alcança o máximo de prontidão e os marinheiros desenvolvem mais competência operacional e técnica.”
A primeira certificação de sistemas de combate integrados do Ford testou o Air Traffic Control Radar Beacon (ATCRB) e a identificação de amigo ou inimigo (IFF). Os testes, realizados durante vários dias, avaliaram a capacidade do ATCRB de rastrear contatos aéreos e de superfície e identificar aeronaves amigas e inimigas usando um sistema de identificação avançado. O IFF é usado não apenas para identificação positiva, segura e de amigos, mas também para controlar aeronaves.
“Usamos um sistema de interrogador para desafiar os transponders de aeronaves para identificação”, disse Juannietagrace Okeli, especialista em operações de segunda classe, de Moss Point, Mississippi. “O interrogador, a capacidade de engajamento cooperativo e os Sistemas de Autodefesa de Navios (SSDS) trabalham juntos para nos fornecer a identificação de combate”.
O Ford também concluiu recentemente o teste de desenvolvimento marítimo (SBDT) de sistemas vitais de combate. Este foi o primeiro teste completo do sistema de combate integrado contra adversários táticos. Os testes foram conduzidos com os aviões a jato Kfir e Hawker Hunter da Airborne Tactical Advantage Company. A tripulação do navio acompanhou as aeronaves usando o Dual Band Radar (DBR) do Ford.
“O SBDT é um trampolim para o Combat Systems Ship Qualification Trial do Ford (CSSQT) e testes operacionais subsequentes da Marinha”, disse o comandante William Buell, oficial do centro de direção de combate do Ford. “Nossas operações do SBDT foram executadas sem problemas, o que é um bom indicador de sucesso futuro no CSSQT.”
Como parte do SBDT, os marinheiros do departamento de sistemas de combate do Ford realizaram um carregamento de munições simuladas para operadores no Centro de Direção de Combate (CDC) do navio para simular o engajamento das aeronaves.
“Foi encorajador ver os resultados de nosso trabalho coletivo valer a pena e provar a capacidade de combate da classe”, disse Sam Lantinga, Fire Controlman de 2ª classe, de Grand Rapids, Michigan. “Sem esses sistemas de autodefesa, o Gerald R. Ford não seria capaz de fornecer efeitos letais aos adversários de nossa nação”.
O Gerald R. Ford é o primeiro da nova classe de porta-aviões e o primeiro novo porta-aviões projetado em mais de 40 anos. O Ford está no mar realizando qualificações para pilotos navais no Oceano Atlântico.
FONTE: US Navy