Guarda Costeira da China afunda navio de pesca do Vietnã
O Departamento de Defesa está muito preocupado com os relatos de colisão de um navio da Guarda Costeira da China e naufrágio de um navio de pesca do Vietnã nas proximidades das Ilhas Paracel, no mar do Sul da China.
O comportamento da RPC contrasta com a visão dos Estados Unidos de uma região Indo-Pacífico livre e aberta, na qual todas as nações, grandes e pequenas, estão seguras em sua soberania, livres de coerção e capazes de buscar um crescimento econômico consistente com regras e normas internacionais. Os Estados Unidos continuarão apoiando os esforços de nossos aliados e parceiros para garantir liberdade de navegação e oportunidades econômicas em todo o Indo-Pacífico.
A pandemia COVID-19 ressalta a importância da ordem internacional baseada em regras, pois define as condições que nos permitem lidar com essa ameaça compartilhada de maneira transparente, focada e eficaz.
Exortamos todas as partes a abster-se de ações que desestabilizem a região, desviem a resposta global à pandemia ou corram o risco de contribuir desnecessariamente para a perda de vidas e propriedades.
FONTE: Departamento de Defesa dos EUA