Marinha do Paquistão testa mísseis antinavio contra casco de fragata Type 21
Os testes da Marinha do Paquistão realizados no sábado compreenderam o lançamento de uma variedade de mísseis antinavio no Mar da Arábia do Norte a partir de navios, plataformas de asa fixa e de asa rotativa.
Essa “demonstração bem-sucedida de disparo de míssil é uma prova da capacidade operacional e da prontidão militar da Marinha do Paquistão”, disse a Força em comunicado.
O vídeo divulgado pela Marinha do Paquistão mostra mísseis lançados de um navio de guerra, helicóptero multifuncional e uma aeronave P-3.
Os mísseis antingiram o alvo (a antiga fragata Type 21 de origem britânica PNS Tippu Sultan, ex-HMS Avenger). O vídeo mostra o alvo atingido várias vezes por mísseis.
A Marinha do Paquistão testou o míssil Harbah, subsônico de curto alcance que pode ser lançado a partir de plataformas marítimas terrestres ou subaquáticas, o YJ-83, míssil de cruzeiro antinavio subsônico fabricado na China, o Exocet AM39 lançando de helicóptero Sea King e o míssil Harpoon, lançado de P-3 Orion.
Pakistan Navy has successfully demonstrated anti-ship missile firing in North Arabian Sea. Chief of the Naval Staff Admiral Zafar Mahmood Abbasi witnessed the missiles fire. The anti-ship missiles were fired at the sea level by warships & aircrafts: Navy’s spokesperson pic.twitter.com/3lPVdR3nJ2
— Govt of Pakistan (@pid_gov) April 25, 2020
NOTA DO EDITOR: Lá se vai mais uma Type 21, um dos mais belos navios de guerra de superfície, projeto que serviu de base para as fragatas brasileiras classe Niterói. A própria Niterói, desativada no ano passado, também deverá virar alvo para testes de mísseis.