Submarino nuclear ‘Suffren’ da Marinha Francesa realiza teste de mergulho estático
O primeiro submarino nuclear de ataque (SSN) da classe “Barracuda” da Marinha Francesa (Marine Nationale), o Suffren, concluiu com êxito seu teste de mergulho estático em 28 de abril. O importante procedimento marca o início dos testes no mar para o programa Barracuda.
Liderados pela Direção Francesa de Armamento (DGA), esses testes no mar durarão vários meses. Eles confirmarão a navegabilidade e a eficiência do submarino antes de sua entrega à Marinha Francesa.
Os testes de mar ocorrerão inicialmente em torno de Cherbourg (onde foi realizado o primeiro mergulho estático), depois na área de Brest (para testes de mergulho profundo) e finalmente na área de Toulon (no final do verão/início do outono de 2020) para testes dos sistemas de armas. O comissionamento da Marinha Francesa deve ocorrer no final de 2020.
O Suffren foi apresentado durante uma cerimônia simbólica de lançamento em 12 de julho de 2019. Foi então lançado a partir de uma plataforma (que pertence à DGA) que foi baixada dentro de uma doca seca, que foi inundada em 1º de agosto de 2019. O próximo grande evento foi o início da caldeira nuclear, que ocorreu em dezembro de 2019. A primeira tripulação também completou seu treinamento de testes antes do mar em dezembro de 2019.
As características técnicas dos submarinos da classe Suffren
Deslocamento de superfície: 4.700 toneladas
Deslocamento em mergulho: 5.300 toneladas
Comprimento: 99 metros
Boca: 8,8 metros
Armamento: mísseis de cruzeiro navais MdCN, torpedos pesados guiados por fio F21, mísseis antinavio Exocet SM39 Block 2
Propulsão híbrida: reator de água pressurizada derivado dos reatores a bordo do porta-aviões Charles-de-Gaulle e SSBN Triomphant, duas turbinas de propulsão, dois turbo-geradores e dois motores elétricos
Tripulação: 65 tripulantes + comandos
Disponibilidade: > 270 dias por ano