Novas fragatas da US Navy poderão custar US$ 1,4 bilhão a unidade
O preço pode ser 56% maior que o estimado, afirma o serviço de pesquisa. Fragata é sucessora de um pequeno e vulnerável navio de combate costeiro
A Marinha dos EUA interrompeu as encomendas do seu infeliz navio de combate litorâneo (Littoral Combat Ship), porque os pequenos navios eram vulneráveis a ataques e eram levemente armados. Agora, um novo relatório sugere que a fragata destinada a substituí-los pode custar 56% a mais do que o projetado, em parte porque é maior.
O serviço projeta que 18 das 20 novas fragatas custarão em média US$ 940 milhões cada em dólares ajustados pela inflação. Os dois primeiros navios são estimados em cerca de US$ 1 bilhão cada devido a custos únicos.
Mas o Serviço de Pesquisa do Congresso (CRS) alertou os parlamentares nesta semana para “um possível problema” que vale a pena revisar: a precisão das estimativas de custo da Marinha, considerando que “navios do mesmo tipo e complexidade geral construídos sob condições de produção semelhantes” tendem a ter custos similares – e substancialmente mais altos – por tonelada de deslocamento.
O CRS levantou um alerta porque, com 7.400 toneladas, a fragata a ser construída em Wisconsin por uma unidade da Fincantieri SpA da Itália tem cerca de três quartos do tamanho de um destróier Arleigh Burke e carrega muitos dos mesmos sistemas de armas. Estima-se que o mais recente dos destróieres custe US$ 1,9 bilhão cada.
Isso pode elevar o custo para a maioria das fragatas em US$ 1,47 bilhão cada, “um aumento de cerca de 56%”, com base na comparação de sua tonelagem com os destróieres”, disse o serviço de pesquisa.
O CRS sugeriu que os legisladores pedissem à Marinha a base para “sua opinião de que a fragata – um navio com cerca de três quartos do tamanho” do destróier, com recursos instalados que são “em muitos casos” similares – “pode ser adquirida por cerca de metade do custo”.
A fragata, a ser equipada com mísseis guiados, pretende ser um sucessor mais bem armado e mais sobrevivente do Navio de Combate Litorâneo, que os detratores chamam de “Navio de baixa qualidade”. No entanto, a Marinha tem 35 deles em contrato.
Secretário da Marinha
Em uma audiência de confirmação na quinta-feira, Kenneth Braithwaite, nomeado pelo presidente Donald Trump para secretário da Marinha, disse ao Comitê de Serviços Armados do Senado que o objetivo do governo de ter uma frota de 355 navios na próxima década, em comparação a 299 hoje, deve ser o mínimo e “esperamos construir além disso”, apesar das restrições orçamentárias.
Em respostas escritas ao comitê, Braithwaite disse que a futura frota deve mudar para grandes plataformas de superfície em menor número, e uma quantidade maior de pequenos combatentes de superfície, uma maior dependência de navios com pouca tripulação ou sem tripulação e “uma ampla força submarina”.
Solicitado a comentar o relatório do CRS, o capitão Danny Hernandez, porta-voz do escritório de aquisições da Marinha, disse que a fragata está sob um contrato de “preço fixo” que “limita o risco do governo na execução de contratos” por excedentes. Hernandez disse que a estimativa de custo da Marinha é 1% maior do que a estimativa concluída pela unidade de análise independente do Pentágono.
O porta-voz da Fincantieri, Eric Dent, não comentou o relatório do CRS.
O CRS sugeriu que os parlamentares revisassem quantas “melhorias de processo” nas instalações de Fincantieri, em Wisconsin, permitiriam que as fragatas fossem construídas de acordo com a estimativa de custos da Marinha. Uma versão do Littoral Combat Ship, que sofreu atrasos no cronograma antes de melhorar, continua a ser construída no estaleiro pela Fincantieri e pela Lockheed Martin Corp. A primeira fragata deve começar a ser construída em 2022.
‘Risco significativo’
A estimativa de custo da Marinha “sugere um risco significativo”, a fragata “custará mais do que” projetada, disse Bryan Clark, ex-diretor de planos do chefe de operações navais e agora analista naval do Instituto Hudson. Isso não deveria ser uma surpresa, porque a fragata “incorpora quase todos os mesmos sistemas de combate” que o destróier Arleigh Burke, mas com menos capacidade, disse ele.
A Fincantieri ganhou um contrato inicial de projeto e construção detalhado, com preço fixo de US$ 795 milhões, com taxas de incentivo em 30 de abril para o primeiro navio da nova classe de fragatas e uma opção para nove navios adicionais, totalizando US$ 5,5 bilhões.
A empresa venceu concorrentes como Austal Ltd., General Dynamics Corp. e Huntington Ingalls Industries Inc.
O CRS atualizou um relatório anterior sobre o custo da fragata depois que a Marinha anunciou a seleção da Fincantieri na semana passada.
FONTE: Bloomberg