A primeira chapa de aço do casco do primeiro dos quatro novos Bâtiments Ravitailleurs de Force (BRF) – navios de reabastecimento – da Marinha Francesa foi cortada hoje durante uma cerimônia realizada na oficina de usinagem de Chantiers de l’Atlantique, na presença de Florence Parly, Ministra das Forças Armadas, e Almirante Prazuck, Chefe da Marinha Francesa. Esta cerimônia marcou simbolicamente o início da construção do primeiro navio do programa FLOTLOG.

A encomenda para a construção dos quatro navios foi notificada em janeiro de 2019 à associação temporária de empresas formadas por Chantiers de l’Atlantique e Naval Group. As entregas estão agendadas para o final de 2022 a 2029. Este pedido para a Marinha Francesa faz parte de um programa franco-italiano liderado pela OCCAR, em nome da DGA, da Agência Francesa de Compras de Defesa e de sua contraparte italiana NAVARM.

O BRF com capacidade de 13.000 m3 tem uma missão de apoio logístico aos navios de combate da Marinha Francesa. Eles transportarão combustível, munição, peças de reposição, além de alimentos para os navios.

Em conformidade com os padrões internacionais, suas características são adaptadas às suas missões específicas de apoio ao grupo de aviação constituído em torno do porta-aviões Charles de Gaulle, navio-capitânia do grupo da força aérea naval.

O Chantiers de l’Atlantique realiza o projeto global e a construção dos quatro navios e garante a integração e a implementação dos sistemas embarcados.

“Estamos no início de uma nova história industrial, que contará mais uma vez com nosso know-how em design, construção e integração de tecnologias de ponta”, afirma Laurent Castaing, gerente geral do Chantiers de l’Atlantique. “É uma excelente oportunidade para demonstrar nossa complementaridade de nossos negócios com os do nosso parceiro Naval Group”.

O Naval Group é responsável pelo design, desenvolvimento e integração dos sistemas militares da plataforma. O sistema de combate dos quatro navios, cuja arquitetura é baseada no Sistema de Gerenciamento de Combate Polaris do Naval Group, garante a proteção contra ameaças próximas e a luta contra ameaças assimétricas.

“O Naval Group orgulha-se de apoiar o Chantiers de l’Atlantique mais uma vez no quadro deste programa europeu. Essa cooperação reúne os melhores conhecimentos civis e navais e beneficiará nossos clientes tanto em aspectos econômicos quanto operacionais”, destaca Pierre-Eric Pommelet, CEO do Naval Group.

Principais características dos navios

  • Deslocamento com carga total: 31 000 toneladas
  • Comprimento total: 194
  • Boca total: 27,60 m
  • Capacidade da tripulação: 190 pessoas, incluindo 130 tripulantes e 60 passageiros
  • Deslocamento total: 14.870 toneladas
  • Volume de carga: 13.000 m3
  • Capacidade total instalada: 24 MW

Sobre Chantiers de l’Atlantique
Com 150 anos de experiência, o Chantiers de l’Atlantique é um dos líderes de mercado em todo o mundo na construção de navios e instalações offshore altamente complexas, graças às instalações industriais de ponta e à reconhecida experiência em projetar, integrar, testar, e fornecendo soluções marítimas prontas.

Sobre o Naval Group
O Naval Group é o líder europeu em defesa naval. O Naval Group usa seu extraordinário know-how, recursos industriais exclusivos e capacidade para organizar parcerias estratégicas inovadoras para atender às exigências de seus clientes. Como integrador de sistemas e contratado principal, o grupo projeta, produz e suporta submarinos e navios de superfície. Também fornece serviços para estaleiros e bases navais. Além disso, o grupo oferece uma ampla variedade de soluções de energia renovável marinha. Atento à responsabilidade social corporativa, o Naval Group adere ao Pacto Global das Nações Unidas. O grupo registra receita de 3,7 bilhões de euros e possui uma força de trabalho de 15.168 (dados para 2019).

DIVULGAÇÃO: Naval Group

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments