Fragata Independência realiza exercício de tiro real no Líbano
Navio Capitânia da FTM-UNIFIL realiza exercício de tiro com a presença do HoM & Force Commander da UNIFIL
Em 21 de maio, a Fragata “Independência”, Navio-Capitânia da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) realizou exercício de tiro real com o canhão de 4,5 pol e os canhões de 40mm. O evento contou com a presença do Comandante da Missão, o Major-General Stefano Del Col (Head of Mission & Force Commander – HoM/FC), além do Comandante da FTM-UNIFIL, Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salguerinho.
O exercício foi realizado durante a quinta patrulha do Navio Capitânia, em uma área específica para exercícios, próxima a Área Marítima de Operações, com o propósito de manter o nível de adestramento das equipes e manter a capacidade operativa dos sistemas e do armamento do navio.
Após o exercício, o Maj. Gen. Stefano Del Col visitou o Navio-Capitânia, percorrendo diversos compartimentos da Fragata “Independência”.
A FTM, único componente naval atualmente em operação em uma missão de manutenção de paz da Organização das Nações Unidas, tem como uma de suas tarefas assistir o Governo do Líbano na realização da Vigilância Marítima e nas atividades de Operação de Interdição Marítima, a fim de apoiar as Forças Armadas Libanesas no impedimento da entrada de armamento não autorizado no território do Líbano, por via marítima.
O Brasil assumiu o comando da Força-Tarefa há mais de nove anos, em fevereiro de 2011 e, a partir de novembro daquele mesmo ano, passou a enviar regularmente navios para atuarem como seu Capitânia.
FONTE: Marinha do Brasil