Northrop lança o ‘Very Lightweight Torpedo’
A Northrop Grumman construiu e testou o primeiro Very Lightweight Torpedo (VLWT) construído pela indústria para a Marinha dos EUA.
A arma será usada como uma opção para o programa Compact Rapid Attack Weave da Marinha, que procura um torpedo em miniatura que também pode atuar como interceptador anti-torpedo.
A Marinha dos EUA planeja colocá-los em primeiro lugar em alguns submarinos da classe Virgínia nos próximos quatro anos.
O protótipo do torpedo é baseado no projeto do Laboratório de Pesquisa Aplicada da Universidade Estadual da Pensilvânia (PSU-ARL), que foi distribuído aos fabricantes industriais de defesa em 2016, informou a empresa em comunicado no dia 22 de maio.
“O teste bem-sucedido do nariz do torpedo no primeiro teste é um testemunho da abordagem de projeto por preço da Northrop Grumman, que reduzirá significativamente os custos sem sacrificar o desempenho operacional”, disse David Portner, gerente de programas de torpedos da Northrop Grumman.
A Northrop Grumman montou o protótipo VLWT usando um Sistema de Propulsão de Energia Química Armazenada (SCEPS) fabricado pelo companheiro de equipe Barber-Nichols, Inc. (BNI) de Denver, Colorado.
Deve ser para compensar o Poseidon russo que já está entrando na fase de testes.
Prezado Kings,
Não creio que esse VLWT foi desenvolvido para se contrapor ao Poseidon.
Pelo que entendi o Poseidon seria uma arma ofensiva de grande alcance, enquanto esse aí é para uso defensivo.
Está mais para ser empregado como contramedida torpedica em navios de maior valor e submarinos.
Abs.
“interceptar” contrapor
totalmente fora da realidade…bom entendedor heim!…
Poseidon não. pode se contrapor ao VA 111 Shkval ou com certeza a algum torpedo da série USET 65/80. E ainda é claro, aos clones chineses dos sistemas supracitados.
Interessante…
Um interceptador anti-torpedo, isso me fez lembrar as cenas antológicas do filme Caçada ao Outubro Vermelho, se já existisse uma arma dessas, operacional naquela época, seriamos privados daquelas cenas maravilhosas em que o gigantesco submarino russo sob o comando de Sean Connery com toda frieza, enquanto discutia ideias com espião escritor americano, manobra bruscamente em direção ao torpedo para se chocar com ele antes de se armar destruindo-o, sem que explodisse o submarino. Na hora eu fechei os olhos instintivamente, quando abrir, todos anda estava lá! Que filme!
Por questões de segurança o torpedo se arma após uma certa distância, no caso o capitão diminuiu a distância em relação ao outro submarino assim o torpedo não se armou a tempo no decorrer do filme esse sistema ou travas é anulado levando a vitória do Typhon do Sean Connery.
A realidade nua e crua, já é dura de demais para se mostrada como ela é, graças a Deus temos a arte, o cinema e as outras formas de Indústria cultural, “não para falsear“, mas para romancear essa realidade e torna-la mais “branda” e consumível”, ou seja, neste caso, a fantasia é muito melhor do que a realidade. Mas valeu pela explicação!
Será que ele possui algum sistema para atrair o torpedo na direção dele?
A ideia é que ele vá na direção e intercepte explodindo o torpedo inimigo
E nosso Torpedo em escala reduzida e o Torpedo pesado ?
Como ou se ainda está em desenvolvimento ?
Incrível, fabricamos submarinos, mas não fabricamos os torpedos. No caso dos Scorpene deveríamos fabricas os Exocet de lançamento submerso, também. Se temos a arma necessitamos da munição. Esperar o suprimento estrangeiro é péssimo, tanto estrategicamente quanto financeiramente.