NAVSEA emite RFP para o sistema de combate LUSV
O projeto da Marinha dos Estados Unidos do Grande Veículo de Superfície Não Tripulado (LUSV – Large Unmanned Surface Vehicle) deve começar a ser construído em 2020. O LUSV terá capacidade para cargas modulares, como armas antinavio, antissubmarino ou antiaérea, e será projetado para ser acessível, de alta resistência e reconfigurável, com base em formas de casco existentes. Capaz de operar com operadores humanos no circuito (e a bordo para manobras portuárias), a Marinha dos EUA prevê que os LUSVs operem ao lado de frotas como batedores e navios porta-mísseis.
Os US$ 209,2 milhões em financiamento para os dois LUSVs iniciais, que devem começar a ser construídos em 2020, foram incluídos no Projeto de Lei de Dotações de Defesa para 2020, com planos de comprar mais oito ao longo da projeção de cinco anos conhecido como Future Years Defense Program.
Durante o SNA 2020, o simpósio nacional da Surface Navy Association, realizado no início deste ano, a Atlas North America (filial americana da empresa alemã ATLAS ELEKTRONIK, de propriedade da TKMS) e seu parceiro The Columbia Group divulgou um conceito de design LUSV baseado na MEKO A-100 (foto acima) da TKMS. A MEKO A-100 tem cerca de 100 metros de comprimento.
Na feira comercial Sea Air Space do ano passado (SAS 2019), o estaleiro Austal USA do Alabama apresentou vários conceitos de USV, incluindo um design LUSV com base em seu design de catamarã existente: The Expeditionary Fast Transport (T-EPF) atualmente em produção para a Marinha dos EUA (e anteriormente conhecido como Joint High Speed Vessel (JHSV). A impressão artística do “EPF não tripulado” (foto abaixo) mostra que ele é equipado com várias células do Sistema de Lançamento Vertical (VLS). O EPF da classe Spearhead tem 103 metros de comprimento.
Em agosto de 2019, a USNI News informou que o LUSV poderia basear-se em algo semelhante ao navio de apoio offshore iraquiano de 60 metros desenvolvido pela NAVSEA.
FONTE: Naval News