Marinha Portuguesa desativa o navio de reabastecimento NRP Bérrio
O navio de reabastecimento NRP Bérrio (A5210) foi formalmente descomissionado pela Marinha Portuguesa em 1 de junho.
Foi adquirido ao Reino Unido onde integrava a Royal Fleet Auxiliary (RFA) com o nome de RFA Blue Rover, tendo sido incorporado à Marinha de Guerra Portuguesa em 31 de março de 1993.
Sua construção foi iniciada nos estaleiros Swan Hunter em Hebburnon-Tyne, em 18 de janeiro de 1969. O lançamento ao mar ocorreu em 11 de novembro do mesmo ano, entrando ao serviço em 15 de julho de 1970. Foi alvo de várias ações de modernização, a última das quais em março de 1991.
Integrou a força naval portuguesa, liderada pela fragata NRP Vasco da Gama, na intervenção realizada na Guiné-Bissau, durante a crise política e militar de 1998. Nessa operação, além de apoiar logisticamente os navios da força-naval, o Bérrio levou a bordo parte da força de desembarque do Corpo de Fuzileiros participante na operação.
O Bérrio possui uma capacidade de carga de 6.000 ton.
Em 1 de Setembro de 2016 foi noticiado que o ministério da defesa estava considerando a aquisição de um novo navio de apoio logístico para render o NRP Bérrio, mas até agora não há previsão para a chegada de um substituto.
FONTE: Victor Barreira – Twitter @Defence360