A Israel Aerospace Industries (IAI) concluiu na semana passada um duplo teste de tiro operacional com o LORA (Long-Range Artillery Weapon System), um míssil balístico preciso superfície-superfície (SSM). Executado como parte do plano de trabalho da IAI no teste de mísseis de séries de produção, o teste demonstrou os recursos do sistema avançado para os clientes.

O teste complexo incluiu dois cenários para testar e demonstrar os recursos avançados do LORA. O primeiro cenário envolveu um lançamento de curto alcance para 90 km e o segundo para um longo alcance de 400 km. Em ambos os cenários, o míssil foi lançado em sua trajetória, navegou em direção ao alvo e atingiu-o com a máxima precisão. Tanto o sistema de armas quanto o míssil atingiram com sucesso todos os objetivos do teste.

Desenvolvido pela divisão MALAM do Grupo de Mísseis e Espaço da IAI, o LORA é um sistema de mísseis balísticos de longo alcance mar-terra e terra-terra, fornecendo recursos de ataque balístico para vários alcances com um nível de precisão de 10 metros CEP. O míssil pode ser lançado da terra ou do mar, contra alvos designados por sua localização. O míssil usa um sistema de navegação baseado em GPS, resistente a bloqueios, auxiliado por um sistema de navegação inercial, proporcionando precisão de acerto inferior a 10 metros. O míssil carrega uma ogiva de fragmentação por explosão de mais de 200 kg de peso.

Os mísseis sendo testados também testaram certos componentes eletrônicos do sistema e melhorias nos componentes que também contribuem para a precisão. Realizado em mar aberto, o teste incluiu o lançamento de dois mísseis LORA de longo alcance para um ponto de impacto pré-definido no mar.

O sistema de mísseis testado era uma versão operacional em solo, composta por uma unidade lançadora de quatro cilindros e um reboque de comando, apenas dois foram usados ​​neste teste, ambos dispararam os mísseis de uma posição em alto mar para cumprir os requisitos de segurança de ensaios deste tipo. Sob as condições do COVID19, o teste foi executado com um campo de teste portátil e uma equipe em cápsula, que gerenciou o teste remotamente.

Boaz Levy, vice-presidente executivo da IAI e gerente geral do grupo de sistemas, mísseis e espaço, disse: “O teste complexo, realizado sob as limitações do COVID-19, demonstrou os recursos avançados da IAI e do LORA, nosso sistema estratégico de mísseis. O teste foi executado de acordo com um projeto totalmente funcional, que testou as manobras, ataque e precisão do sistema, bem como os desenvolvimentos e aprimoramentos tecnológicos introduzidos por nossos engenheiros.

“Realizar uma avaliação com esse nível de complexidade durante esses dias é uma prova do compromisso inabalável da IAI com nossos clientes em todo o mundo. Os impressionantes resultados do teste comprovam a maturidade do sistema e os recursos de ponta” acrescentou Levy: “Gostaria de agradecer a Marinha, a Força Aérea e o Ministério da Defesa de Israel pela colaboração e assistência neste teste”.

De acordo com o Projeto de Defesa de Mísseis, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), o sistema LORA foi desenvolvido no início dos anos 2000 e o míssil LORA foi disparado em novembro de 2003, março de 2004 e 2006 e 2017.

Os mísseis LORA foram exibidos publicamente no Azerbaijão em 2018, onde são operados com as tropas de mísseis azeris. Segundo Boaz Levi, os mísseis testados foram retirados de linhas de produção de mísseis operacionais para clientes da IAI e também fizeram parte da demonstração do sistema para novos clientes.

FONTE: Defense Update

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments