B-52 Pilot: ‘Ranger, we’re 5 miles out.’
USS Ranger: ‘We do not have visual…’
B-52 Pilot:  ‘Look down’

Feitas na primavera de 1990 no Golfo Pérsico, as imagens impressionantes deste post mostram um bombardeiro estratégico B-52 Stratofortress da Força Aérea dos EUA (USAF), em voo rasante ao lado do porta-aviões USS Ranger (CV-61) da Marinha dos EUA.

A história foi a seguinte:

Dois B-52s contataram o USS Ranger e perguntaram se poderiam fazer um sobrevoo, e o controlador aéreo do porta-aviões disse que sim.

Quando os B-52 informaram que estavam a 9 quilômetros de distância, o controlador do porta-aviões disse que não os via. Os B-52 disseram para o pessoal do porta-aviões olhar para baixo.

Piloto do B-52: “Ranger, estamos a 8 quilômetros de distância”.
USS Ranger: “Nós não temos visual …”
Piloto B-52: “Olhe para baixo”

De acordo com o site The Tailhook Association, o esquema de pintura do B-52 dificultava a visão de cima, mas, à medida que se aproximava, os marinheiros conseguiam distingui-lo por causa do rastro na água que os jatos do B-52 causavam.

Os B-52 usualmente praticavam voos de baixo nível durante os anos da Guerra Fria, para voar sob os radares soviéticos. Nesse caso, os pilotos do B-52 perguntaram ao controlador da porta-aviões se gostariam que os bombardeiros aparecessem novamente. O pessoal da porta-aviões disse que sim, e muito mais marinheiros tiveram suas câmeras prontas dessa vez.

FONTE: The Aviation Geek Club

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments