Neste dia, há 102 anos, o “battleship” Austro-Húngaro SMS Szent István era afundado pelo barco torpedeiro da MAS 15 do comandante Luigi Rizzo da Regia Marina ao largo da Premuda, pequena ilha da Croácia. É o “Giorno della Marina” (Dia da Marinha) para a Marina Militare Italiana.

O SMS Szent István foi o último de quatro navios de guerra da classe “Tegetthoff”, construídos para a Marinha Austro-Húngara. O Szent István foi o único navio de sua classe a ser construído na parte húngara do Império Austro-Húngaro, uma concessão feita ao governo húngaro em troca de seu apoio aos orçamentos navais de 1910 e 1911 que financiaram a classe “Tegetthoff”.

O armamento principal era composto de 12 canhões de 12 polegadas, distribuídos em quatro torres triplas.

O SMS Szent István afundando depois de atingido por torpedos lançados do MAS italiano

O Motoscafo armato silurante (barco a motor com torpedo), comumente abreviado como MAS, era uma classe de embarcações rápidas com armamento de torpedo usadas pela Regia Marina (Marinha Real Italiana) durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial. Originalmente, “MAS” se referia à motobarca armata SVAN (lancha armada SVAN, Società Veneziana Automobili Navali (Sociedade Naval de Automobilismo de Veneza).

Os MAS eram essencialmente barcos a motor com deslocamentos de 20 a 30 toneladas (dependendo da classe), uma tripulação de 10 homens e armamento composto por dois torpedos, metralhadoras pesadas e, ocasionalmente, um canhão de 37 ou 20 mm.

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments