Há 102 anos, o encouraçado SMS Szent István era afundado por torpedeiro italiano
Neste dia, há 102 anos, o “battleship” Austro-Húngaro SMS Szent István era afundado pelo barco torpedeiro da MAS 15 do comandante Luigi Rizzo da Regia Marina ao largo da Premuda, pequena ilha da Croácia. É o “Giorno della Marina” (Dia da Marinha) para a Marina Militare Italiana.
O SMS Szent István foi o último de quatro navios de guerra da classe “Tegetthoff”, construídos para a Marinha Austro-Húngara. O Szent István foi o único navio de sua classe a ser construído na parte húngara do Império Austro-Húngaro, uma concessão feita ao governo húngaro em troca de seu apoio aos orçamentos navais de 1910 e 1911 que financiaram a classe “Tegetthoff”.
O armamento principal era composto de 12 canhões de 12 polegadas, distribuídos em quatro torres triplas.
O Motoscafo armato silurante (barco a motor com torpedo), comumente abreviado como MAS, era uma classe de embarcações rápidas com armamento de torpedo usadas pela Regia Marina (Marinha Real Italiana) durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial. Originalmente, “MAS” se referia à motobarca armata SVAN (lancha armada SVAN, Società Veneziana Automobili Navali (Sociedade Naval de Automobilismo de Veneza).
Os MAS eram essencialmente barcos a motor com deslocamentos de 20 a 30 toneladas (dependendo da classe), uma tripulação de 10 homens e armamento composto por dois torpedos, metralhadoras pesadas e, ocasionalmente, um canhão de 37 ou 20 mm.