FREMM Emilio Bianchi

FREMM Emilio Bianchi

A Itália está considerando a venda de duas fragatas FREMM para o Egito, meses depois de ter sido relatado que os dois países estavam perto de assinar um acordo.

As fragatas seriam retiradas do programa de compras da Marinha Italiana — os navios Spartaco Schergat e Emilio Bianchi, lançados em janeiro de 2019 e janeiro de 2020, respectivamente —, permitindo à Fincantieri vender os navios por um custo estimado de 1,2 bilhão de euros.

Isso está de acordo com a agência de notícias Ansa, que informou em 8 de junho que a aprovação foi concedida depois que o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte conversou com o presidente egípcio Abdel Fattah el-Sisi.

Em março, Alberto Cutillo, diretor da Unidade de Autorização de Material Militar (UAMA) do Ministério das Relações Exteriores da Itália, disse ao parlamento italiano que a Fincantieri recebeu permissão para negociar a venda das duas fragatas.

Para apoiar a compra, acredita-se que o banco estatal italiano Cassa Depositi e Prestiti (CDP) emita um empréstimo de financiamento à exportação no valor de € 500 milhões.

No entanto, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, em 10 de junho, disse em uma audiência parlamentar que o governo estava conduzindo uma análise técnica e jurídica do acordo da Fincantieri, aplicando regras nacionais e internacionais, informou a Reuters. Ele disse que o governo está ponderando considerações políticas e ainda está analisando o acordo.

Boatos de que Roma aprovou a venda levantaram críticas na Itália e membros do governo manifestaram preocupação com o histórico de direitos humanos no Egito, especialmente depois que o estudante italiano Giulio Regeni foi torturado e assassinado no Cairo em 2016, disse a Reuters.

Aparentemente, a venda de fragatas é parte de um acordo maior que inclui mais quatro fragatas, 20 navios-patrulha classe Falaj, 24 caças Eurofighter Typhoon, 24 treinadores a jato M346 e um satélite de vigilância, mas não está claro até que ponto esses acordos serão assinados. A Leonardo já recebeu um contrato de 871 milhões de euros para fornecer 24 helicópteros AW149 e oito AW189 aos militares do Egito, alguns dos quais serão usados ​​a bordo de navios da Marinha.

O interesse do Egito pelas fragatas FREMM — bem como sua decisão no ano passado de adquirir até seis navios de guerra da Alemanha, pelo menos três dos quais são fragatas Meko — ocorre quando o relacionamento do Cairo com a França esfriou. O La Tribune informou que a decisão do presidente francês Emmanuel Macron de pressionar seu colega egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, pelos direitos humanos durante a visita ao Egito em janeiro do ano passado provavelmente teve um papel nas mudanças de marcha do Egito nas compras militares para outros fornecedores europeus.

FREMM Spartaco Schergat

FONTE: DefenceWeb

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments