Mais um submarino da classe ‘Borei’ entra em serviço na Marinha Russa
MOSCOU — O submarino estratégico de mísseis balísticos movido a energia nuclear do Projeto 955A (Borei-A), Knyaz Vladimir, entrou em serviço na Marinha da Rússia no dia 12 de junho, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
“No Dia da Rússia, o mais novo submarino estratégico de mísseis nucleares Borei-A, Knyaz Vladimir, entrou em serviço com a Marinha Russa”, disse o Ministério da Defesa.
O ministério observou que a bandeira foi içada pelo comandante em chefe da Marinha Russa, almirante Nikolai Evmenov. Segundo ele, a tripulação do submarino estratégico de de mísseis Knyaz Vladimir foi treinada de acordo com os programas mais recentes, realizou testes bem-sucedidos com o submarino e está pronta para o serviço.
Uma fonte da indústria de defesa doméstica disse anteriormente à TASS que o melhor submarino movido a energia nuclear do Projeto 955A (Borei-A), Knyaz Vladimir, entraria em serviço na 31ª divisão de submarinos da Frota do Norte.
O submarino movido a energia nuclear concluiu seus testes estatais no final de 2019, mas a entrega do submarino à Marinha foi adiada devido a falhas reveladas. Depois que as falhas foram removidas, o submarino realizou testes finais no Mar Branco de 12 a 21 de maio e depois retornou a Severodvinsk. O certificado de aceitação/entrega do submarino foi assinado em 28 de maio.
O Knyaz Vladimir é um submarino estratégico portador de mísseis do Projeto 955A, que representa a quarta geração de submarinos nucleares construídos para a Marinha Russa. Foi lançado em novembro de 2017. De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, o Knyaz Vladimir é menos barulhento e apresenta melhores sistemas de manobras, profundidade e controle de armamento.
Todos os submarinos da classe Borei podem transportar 16 mísseis balísticos Bulava. Eles também são equipados com tubos de torpedo de 533 mm.
FONTE: TASS
Temos que reconhecer uma coisa, esses russos sabem construir um submarino imponente!
Percebo que provavelmente seja mais hidrodinâmico e silencioso, mas aquele design do Typhoon com os silos à frente da vela era qualquer coisa de fenomenal e diferente. Sobra a Royal Navy para ter cascos de design diferente.
Quanto a capacidades, os 16 silos são iguais em número aos dos futuros Columbia e menos que as gerações anteriores. Tanto a Russian Navy como a US Navy mostram que a nova geração de ICMB é muito mais precisa e menos fazem o trabalho de mais. Esperemos que sejam para sempre inúteis e nunca sejam usados.
Penso o mesmo! Que não passe de alegoria!
Depois do fim da União Soviética passaram por um período complicado com vários navios saindo de operação. É bom ver que eles voltando a fazer subnucleares e como sempre excelentes submarinos.
Os três primeiros eram de uma versão anterior, se não me engano, eles até aproveitaram cascos de submarinos das classes Akula e Oscar inacabados para construir os 3 primeiros dessa classe, esse borei 55 A é o primeiro construído totalmente do zero e ele já veio aperfeiçoado em relação ao outros 3 primeiros da classe, da para perceber perfeitamente as diferenças
No primeiro prédio do projeto 955, foram usados espaços em branco do projeto 971. Mas o enchimento do corpo já era de 955. Como o canhão de água.
O resto já estava com os casos originais.
Interessante esta nova aproximação entre Estado e Igreja na atual Rússia. Vladimir, o Grande (mas atende também por Santo Vladimir) converteu-se ao cristinanismo em 988 e estendeu sua crença ao Rus de Kiev.
A notar também é a ligação entre Igreja e as Forças Armadas. Até recentemente, armas de destruição em massa eram abençoadas.
Aliás, acabou de ser consagrada a Catedral das Forças Armadas Russas, que celebra os 75 anos da vitória na Grande Guerra Patriótica. A Catedral é belíssima. Em uma palavra, grandiosa.
https://www.youtube.com/watch?v=R2jgeKMyL-w
Não conta para ninguém, mas quem pode ver a Copa do Mundo na Russia viu uma Pais muito “coxinizado”… longe dos ideais “pão com mortadela” da primeira metade do século passado. Esse negocio de revolução comunista de 1917 (e o seu pregoado ateísmo) hoje é encontrada apenas em livros de historia. O Povo russo é livre e em principio crê na divindade que quiser. Tudo bem que o Putin não larga o osso tão fácil, mas em síntese a economia Russa é aberta, capitalista e o Pais é democrático. Isso dói para os retrógrados saudosistas mais é a pura realidade.
País democrático entre muitas e muitas e muitas aspas, experimente ser jornalista e criticar o Vladimir pra ver o que acontece.
Mas sim, a Rússia hoje está mais distante do espectro de esquerda do passado.
Acho que o padrão dos SSBN é portarem 16 SLBM , mesmo os mais recentes projectos dos EUA (Columbia) e China (Type 096), apenas os Britânicos iram reduzir para 12 tubos de lançamentos na classe Dreadnought .
Um total de quatro.
Além do K-549 Príncipe Vladimir (955A) comissionado esta semana, já estava na ativa três (955) sendo eles :
K-535 “Yuri Dolgoruky”
K-550 “Alexander Nevsky”
K-551 “Vladimir Monomakh”
Em construção 4 (com mais dois contratados a ser colocados em 2020/21):
Principe Oleg
Generalíssimo Suvorov
Imperador Alexandre III
Príncipe Pozharsky.
Um destes quatro deve ser lançado este ano.
Ate 2027 a Rússia terá 10 SSBN Borei-A /Borei , logo em seguida irão substituir os Delta IV e Delta III mais antigos , esses sãos os submarinos SSBN mais modernos da Rússia, mas em 2030 poderão estar desfasados diante dos SSBN Culumbia (EUA), SSBN Dreadnought (UK), SSBN SNLE3 (França) e do SSBN Type 096 (China), até lá o trunfo na manga serão os próximos Borei-B que irão absorver muitas das tecnologias dos concorrentes. Em 2030 entraremos nesse clube com o nosso SNBR Alvaro Alberto, não é um SSBN , mas já poderemos começar a projectar um SSBN ou SSGN… Read more »
A Rússia está fortalecendo muito sua frota de submarinos.
Precisa, é a arma mais temida e menos falada do outro lado…
Submarinos é Dissuasão pura… O Equilíbrio do mundo esta nessa Arma, mas o EUA têm armas de projecção de poder os temidos NAEs da classe Nimitz.
Além disso possuem a melhor frota de submarinos…
Estão mantendo o ritmo.
Lindo SUB
Qual a profundidade máxima de operação da classe Borei? E os americanos classe Ohaio?
Belo e mortífero..que jamais, seja realmente usado.
Máquina mortal!
Não podemos esaquecer que o projeto dos Borei data da década de 80 e que o primeira embarcação teve sua construção iniciada em 1996 e se não fosse a bancarrota da URSS o primeiro Borei deveria estar navegando ja no ano de 2000, ou seja se com um atrasod e 20 anos os borei aidand são maquinas mortiferas, imaginemos o impacto se les realmente comecassema navegar no incio dos anos 2000. Da emsma forma, segundo informações da net a Rússia esta desenvolvendo uma nova versão dos Alfa,a denominada classe Laika/Husky e segundo estimativas o novo submarino de ataque russo… Read more »
Os EUA são bons em todo tipo de armamento , mas a Rússia é especializada em MBTs e Submarinos, são artefactos que eles constroem com muita arte e tradição.
Caças também!
Pois é…a Russia segue sobrevivendo com os belos projetos soviéticos. Projeto 100% Russo tem vivido de propaganda.
Claro, até por que a União Soviética não tinha nada haver com a Rússia certo ? ?
Mesmo “tendo a ver”, seguem sem novos projetos de sucesso desde o fim da URSS
Uma enorme diferença de borei para vídeo. ?
O grande urso russo mostra as garras e os dentes para informar para não vir de graça que irá se machucar!
Russia mostrando que, apesar de tudo, ainda está no jogo.