MOSCOU — O submarino estratégico de mísseis balísticos movido a energia nuclear do Projeto 955A (Borei-A), Knyaz Vladimir, entrou em serviço na Marinha da Rússia no dia 12 de junho, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

“No Dia da Rússia, o mais novo submarino estratégico de mísseis nucleares Borei-A, Knyaz Vladimir, entrou em serviço com a Marinha Russa”, disse o Ministério da Defesa.

O ministério observou que a bandeira foi içada pelo comandante em chefe da Marinha Russa, almirante Nikolai Evmenov. Segundo ele, a tripulação do submarino estratégico de de mísseis Knyaz Vladimir foi treinada de acordo com os programas mais recentes, realizou testes bem-sucedidos com o submarino e está pronta para o serviço.

Uma fonte da indústria de defesa doméstica disse anteriormente à TASS que o melhor submarino movido a energia nuclear do Projeto 955A (Borei-A), Knyaz Vladimir, entraria em serviço na 31ª divisão de submarinos da Frota do Norte.

O submarino movido a energia nuclear concluiu seus testes estatais no final de 2019, mas a entrega do submarino à Marinha foi adiada devido a falhas reveladas. Depois que as falhas foram removidas, o submarino realizou testes finais no Mar Branco de 12 a 21 de maio e depois retornou a Severodvinsk. O certificado de aceitação/entrega do submarino foi assinado em 28 de maio.

O Knyaz Vladimir é um submarino estratégico portador de mísseis do Projeto 955A, que representa a quarta geração de submarinos nucleares construídos para a Marinha Russa. Foi lançado em novembro de 2017. De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, o Knyaz Vladimir é menos barulhento e apresenta melhores sistemas de manobras, profundidade e controle de armamento.

Todos os submarinos da classe Borei podem transportar 16 mísseis balísticos Bulava. Eles também são equipados com tubos de torpedo de 533 mm.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments