Fragatas classe ‘Iver Huitfeldt’: Indonésia dá primeiro passo para aquisição de duas unidades
O Ministério da Defesa da Indonésia assinou um contrato preliminar com o representante da dinamarquesa Odense Maritime Technology para fornecer duas fragatas da classe “Iver Huitfeldt” dentro de cinco anos a um custo total de US$ 720 milhões, informou o Jane’s Defense News.
Entre os artigos cobertos no contrato de preâmbulo incluem acordos de compartilhamento de trabalho que serão executados assim que um contrato real para o primeiro navio se concretizar, uma fonte da indústria de defesa próxima ao assunto confirmou com o Jane’s ao fornecer evidências documentais da ocasião.
As fragatas estão sendo adquiridas como parte da segunda fase do projeto de modernização da Força Essencial Mínima (MEF), que decorre de 2015 a 2019.
A Indonésia adquiriu duas embarcações SIGMA 10514 da Damen que agora servem como classe “Martadinata” como parte deste programa, mas o país precisa de pelo menos mais quatro cascos a longo prazo como parte de requisitos mais amplos do MEF.
As fragatas da classe “Iver Huitfeldt” têm um deslocamento de 6.645 toneladas e estão equipadas com um sistema de lançamento vertical Mk.41 de 32 silos para mísseis SM-2, um sistema de lançamento vertical Mk.56 para mísseis ESSM, 8 a 16 mísseis antinavio, dois canhões de 76 mm, um CIWS (canhão de 35 mm) e dois lançadores de torpedo duplos.