Ausência de navios de apoio e radar AEW limitam operação de porta-aviões britânico
Carrier Strike – Preparação para implantação
Hoje, o Gabinete Nacional de Auditoria (NAO – National Audit Office) relata que o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) precisa se concentrar no desenvolvimento de elementos de apoio cruciais para fazer pleno uso do Carrier Strike, além de desenvolver uma melhor compreensão de quanto custará no futuro.
O Carrier Strike descreve a capacidade de lançar aeronaves de asa fixa de um navio para realizar uma série de tarefas militares. Os porta-aviões permitirão que o Ministério da Defesa responda a conflitos e se envolva em esforços de ajuda humanitária em qualquer lugar do mundo a curto prazo. Baseia-se nos dois porta-aviões da classe Queen Elizabeth — os maiores navios de guerra já construídos para a Marinha Real — e os jatos Lightning.
O Ministério da Defesa construiu os dois novos porta-aviões de acordo com seu cronograma e 3% acima do orçamento, o que foi acordado em 2013. Até agora, recebeu 18 jatos Lightning.
O Carrier Strike está planejado para atingir sua “capacidade operacional inicial” até dezembro de 2020. O Ministério da Defesa espera cumprir essa data, embora não tenha todo o nível de capacidade de radar esperado. O cronograma para o desenvolvimento da “capacidade operacional total” até 2023 permanece apertado.
O novo sistema de radar aéreo (Crowsnest) — que é uma parte essencial da proteção do Carrier Strike — está atrasado 18 meses. Isso afetará os recursos do Carrier Strike nos primeiros dois anos de operação. O atraso foi causado por uma subcontratada, a Thales, que não cumpriu seus compromissos contratuais para o desenvolvimento de equipamentos e não forneceu informações suficientes sobre o progresso do projeto. Nem o MoD nem sua contratada principal, a Lockheed Martin, estavam cientes desses problemas até que fosse tarde demais, refletindo a supervisão ineficaz do MoD de seu contrato com a Lockheed Martin.
Meg Hillier, presidente do Comitê de Contas Públicas do Commons, que segue o trabalho do NAO, disse ao Portsmouth News que “o Ministério da Defesa tem grandes ambições para os porta-aviões, mas precisa falar menos e disponibilizar mais verbas. O mais preocupante é que ainda não se sabe o custo total do suporte e operação do Carrier Strike.
“Agora é preciso garantir que os três comandos da linha de frente envolvidos precisam se alinhar pela mesma cartilha. Caso contrário, a Marinha Real ficará com uma capacidade oca e incapaz de satisfazer as expectativas.”
O Ministério da Defesa avançou lentamente desenvolvendo três novos navios de apoio, que são cruciais para a operação do Carrier Strike. Ele tem apenas um navio capaz de reabastecer os porta-aviões com os suprimentos de que precisam, como munição e comida. O Ministério da Defesa há muito sabe que isso restringirá o Carrier Strike e o cancelamento de uma competição recente para construir novos navios de suprimento — devido a preocupações com a relação custo-benefício — significa que eles não estarão disponíveis até o final dos anos 2020.
O Ministério da Defesa incorre em custos adicionais enquanto mantém o navio atual em operação por mais tempo do que o pretendido.
O Ministério da Defesa pretende comprar 138 jatos Lightning no total, o que ajudará a sustentar as operações do Carrier Strike nos próximos 40 anos. Ele encomendou 48 jatos, mas ainda não se comprometeu a comprar mais. Também adiou o recebimento de sete dos jatos para 2025, um ano depois do planejado, devido a pressões financeiras.
Desde a última notificação do NAO em 2017, o custo aprovado do projeto Lightning aumentou 15% de 9,1 bilhões de libras para 10,5 bilhões de libras, devido a gastos adicionais com atualizações do sistema, integração de armas do Reino Unido e custos de manutenção. O Ministério da Defesa planeja revisar o número e os tipos de jatos de que precisa, mas a compra de menos aeronaves afetaria a forma como o Carrier Strike pode ser usado.
O Ministério da Defesa não sabe quanto o Carrier Strike custará ao longo de sua vida. Por exemplo, ainda está para tomar decisões importantes sobre o aprimoramento da capacidade a longo prazo, como a substituição ou extensão dos helicópteros Merlin. O NAO recomenda que o Ministério da Defesa melhore sua compreensão dos custos de operação, suporte e aprimoramento do Carrier Strike ao longo de sua vida útil. O MoD pode não ter feito provisões suficientes nos orçamentos dos anos posteriores para os custos totais do Carrier Strike.
“O MoD fez um bom progresso com os itens caros necessários para entregar o Carrier Strike, como os porta-aviões, o primeiro esquadrão de jatos e a nova infraestrutura. Mas deve prestar muito mais atenção aos recursos de suporte necessários para fazer pleno uso do Carrier Strike.
“O Ministério da Defesa também precisa ter uma noção mais firme dos custos futuros do Carrier Strike. Ao não entender sua extensão total, corre o risco de aumentar a tensão financeira sobre um orçamento de defesa que já é exorbitante”, disse Gareth Davies, chefe do NAO.
Notas
- “Capacidade operacional inicial” é o nível mínimo no qual a capacidade ou serviço é útil para desdobramento. No caso de Carrier Strike, é um esquadrão Lightning treinado (12 jatos), capaz de embarcar em uma missão conjunta de combate com apoio e proteção marítima adequados. “Capacidade operacional total” é o nível de capacidade militar que se destina a um projeto específico.
- Em novembro de 2016, o Ministério da Defesa concordou com um contrato de preço fixo com a Lockheed Martin para entregar o projeto Crowsnest. Thales e Leonardo Helicopters foram nomeadas como subcontratadas.
- O NAO relatou anteriormente sobre o Carrier Strike em 2017, 2013, novembro de 2011 e julho de 2011.
O Escritório Nacional de Auditoria (NAO) examina os gastos públicos do Parlamento do Reino Unido e é independente do governo e do serviço público. Ajuda o Parlamento a responsabilizar o governo e usa suas ideias para ajudar as pessoas que gerenciam e governam órgãos públicos a melhorar os serviços públicos. O controlador e auditor geral (C&AG), Gareth Davies, é um oficial da Câmara dos Comuns e lidera o NAO.
Para acessar o relatório completo (61 páginas em PDF) no site do NAO, clique aqui.
FONTE: UK National Audit Office