Marinha do Brasil recebe segunda aeronave UH-17
A Marinha do Brasil recebeu, no dia 10 de julho, a segunda aeronave UH-17 no 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1). Com a aeronave N-7091, conclui-se mais uma fase do Contrato de Obtenção de Aeronaves para a Operação “Antártica”.
A obtenção das aeronaves UH-17 tem como objetivo principal evitar uma lacuna nas operações aéreas embarcadas nos navios que apoiam o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Esse novo meio soma-se à aeronave N-7090 para trazer novas capacidades operacionais ao EsqdHU-1, em face da sua cabine ampla e de fácil acesso, do maior peso máximo de decolagem, da maior capacidade de carga do gancho, e de novos e mais confiáveis equipamentos aviônicos compatíveis com Óculos de Visão Noturna (OVN).
O aumento da disponibilidade de aeronaves com sistemas modernos, apoiadas por um Contrato de Suporte Logístico com a fabricante da aeronave e dos motores, é resultado das tratativas entre a Marinha do Brasil, Helibras e Safran.
FONTE: Marinha do Brasil
Legal! Faltam agora 28…
Para proteger a nossa costa marítima de quase 7.500 km de extensão, teríamos que ter 20 fragatas da classe Tamandaré, 30 Submarinos, 2 porta-helicópteros, 60 avisos de patrulha da classe Merlim, e 120 navios de patrulha oceânica como aqueles da classe Amazonas.
Com certeza se a MB tivesse este arsenal de embarcações, a nossa costa marítima ficaria mais protegida.
não esqueça também de algo que poderia ser útil e indispensável…
Opa. Boaaaa, os radares também seriam excelentes para reforçarem a proteção da nossa costa marítima, inclusive desenvolvendo-os para detectarem embarcações a 500 km da nossa costa, seria excelente ter uma boa quantidade de radares no nosso litoral, boa pedida.
pelo que se fala,24 seriam suficientes para proteger a costa…
Esse número de 370km não é final,com o sistema foi possível acompanhar e monitorar embarcações a 237,46 MN (aproximadamente 439,77 Km), escolhida de forma aleatória na tela do radar….
Top, muito top, 24 radares para protegerem a nossa costa é excelente.
“ e 120 navios de patrulha oceânica como aqueles da classe Amazonas”
Acho que você colocou um zero à direita acidentalmente, não?
A nossa costa marítima é grande, além dos navios de guerra, como submarinos e fragatas, tem os de patrulha oceânica que também ajudam no combate ao tráfico marítimo de drogas, além de vigiarem bem a nossa costa.
Se n for 120, pelo menos uns 80 navios de patrulha oceânica.
Boa tarde. Sr. Fernando de Martini se tivéssemos 10 a 12 submarinos SBR, 10 a12 escoltas divididos entre fragatas e corvetas e mais duas dezenas de navios patrulhas(dependendo do tipo e propósito da embarcação), fora navios de minagem, já seria um salto para MB. Esqueci: Patrulha aero- naval. Tudo isso dentro de uma visão de produção em série que ao passo do envelhecimento das naus estas poderiam ser vendidas no seu devido tempo mantendo o número esperado. Nem cito o SNBr.. Nada absurdo quando se tem Investimento , Gestão, Racionalidade( não nessa ordem) .Muitos vão dizer que é pinga -pinga… Read more »
Esqueceram a costa oeste, empregnada de narcotraficantes.
Classe Merim? ?
Às vezes falta qualquer pé no chão nos assuntos de defesa. Na verdade, a nossa atual força já não faz qualquer sentido e eu explicarei: As forças armadas brasileiras são incapazes de conter efetivamente qualquer potência média mundial, sejam elas nucleadas em porta-aviões ou não, mas que contem com meios eficazes de projeção de força. Dito isso, muitos falam sobre os nossos vizinhos, onde a bem da verdade daria pra manter a superioridade gastando 1/3 do que é atualmente gasto. Aí quando vamos pras “marinhas ideais”, sempre surgem números mirabolantes como 20 tamandaré e TRINTA submarinos.. Honestamente, o que 30… Read more »
Sendo bem otimista e pensando num universo de tempo 15 anos adiante, acredito que a Marinha do Brasil tem grande chances de chegar a 2036 com 01 NAe, 01 PHM. 02 NDM, 06 corvetas Tamandaré, 06 OPV, 24 NPa500. 06 Sub e 02 SuBNuc.
Esses números estao mais próximos dos programas previstos anteriormente pela Marinha.
No que você se baseia para ser tão otimista assim?
Verdade que os meios que dispõe a MB fica bem aquém de suas reais necessidades, face o envelhecimento das embarcações, além de ultrapassadas, e não dispomos de nenhum submarino que possa navegar em alto mar. Fragatas, com mais de 40 anos, destróier zERO, navio Patrulha Oceânica 03, o Bahia, e o Atlântico. O resto só de apoio.
Agoras os Almirantes têm um meio mais moderno e confortável para se deslocarem visitando as OM
Esse heli seria perfeito pra substituir a frota de esquilos das forças de segurança dos estados Brasil a fora, que em boa parte já deve ter mais de 30 anos e não se adequam bem a missão. Além do mais, um contrato desse porte para a produção de centenas pela Helibrás daria um fôlego de anos a industria. Será que ninguém tá pensando nisso?
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Ficaria satisfeito de ver o EB com aeronaves capazes,se viessem puro-sangues de combate seria ótimo,se não,poderiam vir alguns militarizados mesmo.
helicóptero Airbus H145M com sistema de armas HForce na Papa Airbase na Hungria em 2017.
Ao que parece o EB studa isto aqui abaixo;
E a modernização dos Fennec’s e Panteras do EB busca acrescentar esta capacidade de lançar misseis ATGM;
Compartilho da mesma opinião, a produção de várias unidades daria fôlego para a Helibras. Uma idéia minha seria que os Esquilos retirados de operação, poderiam ser utilizados por forças de segurança, já que há regiões onde apenas há uma ou duas unidades presentes.
O meu estado( RN ) depois de anos,só agora irá comprar outra aeronave,nada de moderno,apenas mais outro esquilo
H135 da PMCE.
lindo…
Penso se a PMESP já não pensa em substituir os Esquilo deles tambem, eles comprar uns AW109, mas foram para a policia ambiental
Prefiro nem comentar sobre o ÚNICO helicóptero do meu estado….
…
Aqui é o faz tudo, e pelo o que eu sei voa bastante.
Pena que a Joint-venture entre a Embraer e a Agusta Westland não deu certo…
E a força da Helibrás( Airbus ) é grande.
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O Estado do RS recebeu 2 Koalas com guincho, Flir e certa capacidade “ambulância”. Era pra ser um Samu aéreo pra Copa (governo Dilma para governo Tarso Genro né) mas por falta de projetos o Samu não vingou e ficaram no hangar até o novo governo PMDB achou melhor que a Brigada Militar assumisse a missão. Se não me engano custaram juntos por volta de R$30 milhoes com contrato de manutenção. Tem mais dois Esquilos anos 1980.
Confere, que é um contrato para 3 aeronaves?
Off topic: parece que o TCU mandou alterar a forma de financiamento das corvetas Tamandaré, encontrou irregularidades no aporte feito na EMGEPROM e o governo terá que mudar o sistema.
O símbolo das aeronaves da marinha, poderia ser o da FAB em primeiro plano, junto com a âncora em segundo plano, para diferenciar…
Acho que o excesso de cores, verde, amarelo e azul, no estabilizador traseiro, deixa as aeronaves da marinha do Brasil, meio com poluição visual, para não dizer outra coisa…
Muitos símbolos: Tem uma âncora, tem os traços verde, amarelo e azul e mais o círculo tipo alvo, verde amarelo e azul…
Com o símbolo da FAB junto com uma âncora, ficaria bem bonito…
Ou com o símbolo da FAB, e escrito MARINHA…
Minha opinião…
Abraço a todos…
Poderia ficar bonito, mas a Marinha deixar um símbolo da Força Aérea em suas aeronaves seria difícil.
Olá Cristiano. Eu fico mais incomodado com a bagunça nos códigos das aeronaves (aparelhos similares têm códigos diferentes em cada uma das forças).
A area de plataforma oceânica a a cobrir é gigantesca. O melhor seria a cobertura por satélites geo estacionários cobrindo todo o litoral, até os limites de nossa soberania. E, mais além, um pouco, para prevenir frotas piratas que se apresentam ultimamente. Como aquelas da China.