PHM ‘Atlântico’ realiza adestramento de operações aéreas noturnas
O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” suspendeu, no dia 9 de julho, para realizar operações aéreas noturnas e medir a iluminação do convoo, com foco na operação com Óculos de Visão Noturna (OVN). A avaliação do sistema de iluminação do navio contou com a participação de um oficial do Grupo de Ensaios em Voo, do Comando de Aviação do Exército.
Durante a comissão, foram realizadas operações aéreas diurnas e noturnas, com o propósito de manter as qualificações dos pilotos e das equipes de bordo. As medições do sistema de iluminação tiveram a finalidade de avaliar a segurança do Capitânia da Esquadra para o início das operações aéreas com o emprego do OVN.
Após a avaliação do navio, uma aeronave SH-16, do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarinos, realizou circuitos de pouso com arremetida, com uso de OVN pelos pilotos.
Durante a comissão, foram cumpridos rigorosos procedimentos de prevenção à contaminação pela Covid-19, estabelecidos pelo Comando em Chefe da Esquadra, com base nas diretrizes do Comando de Operações Navais e da Diretoria de Saúde da Marinha.
FONTE: Marinha do Brasil
Um porta helicóptero que não tem helicóptero… Me referi a helicóptero e não kombi!
Respeita a história da Combi
A Atlântico carece de uma aeronave de ataque, espero que a MB resolva isso nos próximos anos!
Eu li que a MB estava estudando armar os Lynces com mísseis antitanques, seria uma opção mais rápida e mais barata, mas seria bom ter alguns helicópteros de ataque.
“Atlântico carece de uma aeronave de ataque”
.
????
Putz esse Lesardine é chato.
Ele falou que “Atlântico carece de uma aeronave de ataque”.
Não disso há que, pois essas aeronaves são para ataque naval e não ao solo.
Vai que ele se refere a ataque ao solo.
Vai jogar vídeo game Lesardine!
Blablablabla…
Vai que o mar virou solo…
Vai que o “sertão virou mar” como na música caro Esteves !
Sempre querendo ser o sabe tudo.
Entra em seus próprios post,s com IP diferente para dar vários likes.
Acho que se excita com a própria voz e imagem.
Complexo de Édipo é pouco para esse sujeito, e há quem goste dele kkkkk.
Exatamente isso. O foco da marinha no atlantico e desembarque de tropa e carga em locais de risco baixo para médio e guerra anti-navio e submarino.
Para esse tipo de ataque a kombi e melhor armada já que o missil dela e pesado e não leve como esse do sh-60.
“Atlântico carece de uma aeronave de ataque”
.
????
Essa imagem do H225M armado com dois exocet é muito bonita.
kombi
Pra que???
Também concordo com isso, e uma ótima opção seria a aquisição das 24 células dos AH1W- Super Cobras oferecidos ao EB.
O mesmo pode servir para apoio ao CFN, inclusive poderia ser adquiridos com fundos do próprio CFN e modernizados aqui por empresas nacionais.
Assim poderiam dotar o Bahia com 8 células e o Atlântico com 8, deixando as outras 6 para peças de reposição e ou estoque estratégico.
Mas veem com a eterna conversa fiada de falta de verbas, ao passo que torram bilhões em 4 navios.
Falta de uma visão estratégica e uma administração eficiente.
O Super Cobra é um baita helicóptero… mas por que não adquirir mais Seahawks e simplesmente armá-los com Hellfires? Mais fácil, entra melhor na logística da MB e de quebra você tem maior quantidade de helicópteros confiáveis e multifunção. Mesma coisa pode ser feita com os Super Lynx que foram modernizados e estão quase em um padrão Wildcat. Arme-os da mesma forma como os ingleses estão armando os Wildcats. Melhor ainda. Escolha ou os Seahawks ou os Lynx para armar. Ou um ou outro. Como teremos um número limitado de Lynxes modernizados, eu escolheria armar os Seahawks e está de… Read more »
exatamente, agora não é hora de ter um helicóptero no arsenal para bonito, tem outras necessidades muito maiores que serão usadas de imediato, como a troca dos esquilos. Cumprem uma infinidade de missões que um de ataque não faz!
Sugeri a mesma coisa para o EB quando da procura por um helicóptero de ataque. Algo semelhante ao programa Harpia colombiano. Que se baseia em armar os BH. Mas ao invés do Hellfire , na minha modesta opinião apostaria em um sistema de armas nacional (Fog MPM, foguetes guiados semelhantes ao LCPK, M.A.S 5.1 e uma versão aérea da Remax ou TORC-30 mm) ou nacionalizada ( Míssil Sul Africano Mokapa nacionalizado). Por isso mesmo achei um absurdo a MB investir bilhões em 4 navios caros , sendo que a modernização dos Tupis trariam mais ganhos estratégicos para nós e a… Read more »
Teriamos mais helicopteros de ataque ao solo que helicopteros de transporte, guerra anti-navio e submarinos juntos. E para quê?
O heli de ataque que a marinha queria ela já tem. E o HM-225 que e um heliciptero para ataque com misseis anti-navio pesado.
Vai ser usado em interdição naval.
O navio tá amassado. Na linha d’água tá amassado.
Querem navio novo mas amassam os que tem.
Parece mas não é. O casco tem aquele formato ali mesmo.
Esses rebocadores que empurram o navio…as defensas no cais…quando o Atlântico chegou veio com esse amassado.
Acho que amassou mais.
Isso aí acontece por causa das ondas do mar. Todo navio tem isso.
É tão normal quanto andar pra frente
Se a MB quiser eu mando o telefone de um martelinho de ouro muito bom. De repente nem vai precisar retocar a pintura.
Até as FREMM são amassadas.
Olá a todos. Quando visitei o Atlântico Dois anos atrás, acho que ele não tinha essas marcações no convés. Ele está muito bonito. A operação dos helicópteros no A140 depende da missão. Ele poderá levar os Sabores da FAB, ou aeronaves do EB. O que precisa seria qualificar os pilotos do EB e da FAB.
Isso para as missões conjuntas ? E você outras pessoas sabem dizer se a marinha juntamente com o exército ainda vão tentar pegar o Bell AH-1 SuperCobra ou já foi descartando de vez ?
Olá Ricardo. Eu não sei. Seria bom, mas acho que seria um momento inadequado para as Forças Armadas comprarem material militar importado.
Verdade. Ficou muito bonito com as marcações.
Olá Esteves. Reparei que os dois helicopteros nas marcas “4” e “5” tem uma pintura escura, algo tipico das aeronaves do EB. O que acha?
É o padrão cinza das aeronaves de asa rotativa da MB…
.
Os S-70B por outro lado, vieram com um cinza US Navy sendo que apenas receberam os indicativos da MB.
Olá Bardini. Entendi. Comparando os S70 parecem ser mais claros que tanto dos grandes helicóptores atrás quando dos dois pequeno na frente. Aliás, os dois helicópteros em “4” e “5” ainda parecem mais escuros que os pequenos helicópteros, por exemplo aquele na marca “1”.
Na imagem do navio aparecem, da proa para a popa, 2 IH-6B, 2 SH-16 e 2 UH-15.
Mestre Camargoer,
acho que voce queria dizer “Sabres”…mas creio que eles não dobram a pá das hélices para passar nos elevadores
Meu corretor automático é um fanfarrão
A MB deveria ter mais SH-16, acho 6 muito pouco…
A quantidade de helicópteros na MB só não é menos adequada do que a quantidade de escoltas.
No fim do dia, pelo menos em caso de necessidade dá pra usar o PHM na sua dotação máxima caso haja necessidade.
Pois é, do ponto de vista de escolta e helis, a coisa é feia na MB. Deveriam converter mais H225M para versão que consegue receber o exocet. Já seria um acréscimo bacana. De resto são 6 SH-16 e 8 Super Lynx’s para executarem a função de ataque. Na minha visão é muito pouco. Considerando uma disponibilidade de 80%, seriam 11 helicópteros para operar. É muito pouco pra equipar o Atlântico, Bahia, e todas as escoltas.
É de se estranhar aqueles “alçapões” onde estavam as defesas de ponto do antigo Ocean.
Essa foi uma excelente aquisição da MB! Muito imponente