O USS Bonhomme Richard finalmente parou de queimar
Os bombeiros extinguiram todas as chamas conhecidas no navio de ataque anfíbio USS Bonhomme Richard da Marinha dos EUA, depois de mais de quatro dias de esforços ininterruptos.
As equipes estão inspecionando todos os espaços do navio da Marinha, que passou dias queimando o lado do cais na Base Naval de San Diego. O incêndio começou domingo de manhã no porão de carga mais baixo do navio e se espalhou rapidamente por toda a embarcação.
Agora, oficiais da Força Naval de Superfície do Pacífico dizem que iniciará uma investigação oficial assim que todos os espaços forem verificados e for determinado que não há mais incêndios ativos.
“Não sabíamos a origem do incêndio”, disse o contra-almirante Philip Sobeck, comandante do Grupo Expedicionário de Ataque Três. “Não sabemos a extensão dos danos. É muito cedo para fazer previsões ou promessas de qual será o futuro do navio.
Sessenta e três pessoas – 40 marinheiros e 23 civis – ficaram feridas no combate ao incêndio, que em alguns pontos ultrapassou 1.000 graus de temperatura. Equipes de vários comandos da Marinha e do Corpo de Bombeiros de San Diego lutaram contra o incêndio por dias. Eles o fizeram dentro do navio, do píer e em barcos e helicópteros próximos.
“Tínhamos apoio aéreo e marítimo”, disse Sobeck. “Três esquadrões de helicópteros conduziram mais de 1.500 quedas de balde de água, combatendo o fogo e resfriando a super estrutura e o convés de voo, permitindo que as equipes de bombeiros subissem a bordo para combater o incêndio. Os rebocadores também forneciam apoio de combate a incêndio a partir da linha de água, resfriando o casco do navio”.
Na noite de quarta-feira, os bombeiros foram evacuados do Bonhomme Richard enquanto o navio inclinava novamente. As equipes foram transferidas para o píer, disseram as autoridades no momento, com muita cautela enquanto monitoravam a situação do navio.
Na quinta-feira de manhã, eles foram novamente autorizados a entrar no navio.
FONTE: Military.com