China prossegue na construção do seu terceiro porta-aviões
Por Alexandre Galante
Segundo relatos na mídia e fotos publicados nas redes sociais, o casco do terceiro porta-aviões (Type 003, anteriormente conhecido como Type 002) da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) está sendo montado em doca seca.
Fotos dos módulos do novo porta-aviões chinês já tinham sido divulgadas em 2019 e mais recentemente novas imagens foram publicadas.
O jornal South China Morning Post (SCMP) baseado em Hong Kong publicou uma matéria dizendo que um quarto porta-aviões também estaria em construção ao mesmo tempo, com construção iniciada em 2018. No entanto, membros de fóruns chineses de assuntos militares não confirmam a informação.
O tamanho do terceiro porta-aviões da China, que está tomando forma no estaleiro Jiangnan em Xangai, será praticamente igual ao do USS Kitty Hawk, por volta de 80.000 toneladas.
Estima-se que o Type 003 terá propulsão a vapor e será equipado com catapultas eletromagnéticas, como os novos porta-aviões da classe “Ford” da Marinha dos EUA.
O futuro porta-aviões poderá ser equipado com até três catapultas para lançar caças J-15, caças furtivos FC-31, aviões de alerta aéreo antecipado KJ-600 e drones.
Segundo o SCMP, Pequim planeja contar com seis porta-aviões até 2035, organizados em três frotas que devem cobrir os mares Amarelo, da China Oriental e do Sul da China.