Marinha Grega entra em ‘maior prontidão’ devido às atividades turcas
A Grécia protestou formalmente contra Ancara depois que disse que o navio de perfuração turco conduziria explorações no Egeu
ATENAS — A Marinha da Grécia enviou navios ao mar Egeu em “maior prontidão” devido às atividades turcas de exploração de energia, disse uma fonte da força naval na quarta-feira.
A medida ocorreu depois que o Ministério das Relações Exteriores da Grécia protestou formalmente na terça-feira em Ancara, após o anúncio de que um navio de perfuração turco conduziria explorações na área marítima ao sul da ilha grega de Kastellorizo, no sudeste do mar Egeu.
“Unidades da Marinha foram desdobradas desde ontem no sul e sudeste do mar Egeu”, disse a fonte à AFP, sem dar mais detalhes.
Atenas disse que pesquisas da Turquia em uma seção da plataforma continental grega constituíam uma escalada da tensão na região onde os dois países disputam direitos marítimos.
“Apelamos à Turquia para interromper imediatamente suas atividades ilegais, que violam nossos direitos soberanos e comprometem a paz e a segurança na região”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Grécia.