Marinhas dos EUA e Índia realizam manobras conjuntas
NOVA DÉLHI — O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, disse que os Estados Unidos estão “monitorando de perto” o impasse entre Índia e China e o processo de retirada da Linha de Controle Real (ALC) na fronteira terrestre entre os dois países.
Em seu discurso virtual ao Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, um grupo de reflexão global, Esper também disse que os exercícios do grupo de ataque do USS Nimitz com navios da Marinha Indiana “mostram a capacidade dos EUA de projetar força no Oceano Índico e de sustentá-la com nossos aliados e parceiros”.
O exercício marítimo da Marinha da Índia com o grupo de ataque de porta-aviões dos EUA foi interpretado como um sinal da intenção dos Estados Unidos de apoiar a Índia em sua tentativa de resistir à agressão da China na ALC.
Descrevendo a relação da Índia como “uma das relações de defesa mais importantes do século 21”, Esper disse que a Índia e os EUA manterão seu diálogo “2 + 2″ entre ministros das Relações Exteriores e da Defesa no final deste ano.
Fontes do governo indiano disseram que havia um plano para Esper visitar a Índia por volta de outubro. Este ano, é a vez do secretário de Estado americano Mike Pompeo e Esper fazer a viagem à Índia, mas em meio a COVID-19 e as pesquisas de eleições nos EUA, as datas ainda não foram fixadas, disseram fontes na Índia.
Dias depois que os EUA alinharam sua posição de soberania no Mar da China Meridional com a decisão arbitral de 2016 da UNCLOS – United Nations Convention on the Law of the Sea (Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar), Esper delineou a estratégia para o Indo-Pacífico dos EUA e disse: “Três pilares da estratégia Indo-Pacífico dos EUA se baseiam na preparação, fortalecendo parcerias e promover uma região mais conectada”.
Ele acrescentou que os EUA estão “incentivando as nações indo-pacíficas a expandir seus próprios laços de segurança intra-regionais e redes de parceiros com ideias semelhantes”, destacando o pacto de compartilhamento de logística Índia-Austrália assinado em junho.