Marinha Turca envia 30 navios ao Mar Egeu para apoiar navio de perfuração
As unidades de ataque da Marinha Grega permanecem em alerta total no mar contra um total de 30 navios turcos (informação atualizada hoje por volta das 10h00), que inclui todas as fragatas, corvetas, navios de apoio geral e de mísseis, alguns dos quais estão escondidos na costa e outros em alto mar. As condições climáticas adversas ao sul de Megisti provam que é necessária uma frota equilibrada. O clima é, até agora, o fator inibidor para que o navio de perfuração turco Oruç Reis não realize pesquisas.
A Marinha Grega monitora e registra todos os movimentos da Marinha Turca utilizando observatórios navais, patrulhas costeiras e canhoneiras que constantemente dão uma imagem ao Centro Nacional de Operações GEETHA e ao centro de operações da Sede da Frota na Sede do Comando do Mediterrâneo Oriental vários metros abaixo do solo.
Segundo o o site grego DefenseReview.gr, não há reforço das tropas terrestres do 1º Exército Turco, enquanto na Força Aérea Turca há uma realocação parcial de caças para bases aéreas perto do Mar Egeu.
O Exército Grego e o Comando Militar ASDEN estão em alerta total com o pessoal que tem tudo pronto em termos de materiais e munições para deixar as bases, se necessário. O sistema de alarme nacional não foi ativado no momento.
A Força Aérea Grega mantém uma disponibilidade constante, enquanto as aeronaves de alerta aéreo antecipado ASEPE (Embraer E-145H Erieye), que são os olhos das Forças Armadas, digitalizam e registram tudo.
FONTE: DefenseReview.gr