Navios de guerra australianos e chineses se encontram no contestado Mar da China Meridional
Navios de guerra australianos encontraram a Marinha Chinesa no Mar da China Meridional durante uma viagem que os viu navegar perto das ilhas contestadas reivindicadas por Pequim.
O ABC News soube que um grupo-tarefa conjunto da Força de Defesa Australiana, composto por cinco navios de guerra viajou na semana passada pelas vias navegáveis disputadas, incluindo perto das Ilhas Spratly, que a China reivindica como próprias.
Entende-se que os navios de guerra australianos não estavam a 12 milhas das ilhas contestadas, ao contrário dos navios de guerra americanos, que recentemente realizaram exercícios de liberdade de navegação para contestar as reivindicações territoriais de Pequim.
Em uma declaração, o Ministério da Defesa insistiu que todas as “interações não planejadas com navios de guerra estrangeiros durante todo o destacamento foram conduzidas de maneira segura e profissional”.
Os navios de guerra australianos, liderados pelo HMAS Canberra, estavam em trânsito pela região cada vez mais tensa enquanto se dirigiam ao mar das Filipinas para exercícios de treinamento com as Marinhas americana e japonesa.
Em breve, o HMAS Canberra, o HMAS Hobart, o HMAS Stuart, o HMAS Arunta e o HMAS Sirius chegarão ao Havaí para jogos de guerra maiores, conhecidos como RIMPAC.
“A Austrália está comprometida com uma região Indo-Pacífico segura, aberta, próspera e resistente. Trabalhamos rotineiramente com parceiros regionais para enfrentar desafios de segurança compartilhados”, disse um porta-voz da Defesa.
“As atividades conduzidas durante essa implantação de rotina fazem parte dos compromissos regulares entre forças militares da Força de Defesa Australiana em todo o Indo-Pacífico, que são realizados todos os anos.”
Não se sabe exatamente onde os militares chineses interagiram com o grupo-tarefa conjunto australiano, mas a Defesa confirmou que os navios de guerra navegavam perto das disputadas Ilhas Spratly na semana passada.
No ano passado, a Marinha Real Australiana foi seguida de perto pelos militares chineses durante um trânsito semelhante no Mar da China Meridional.
O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, nesta semana sinalizou que os militares americanos realizariam mais operações de liberdade de navegação (FONOPS) para contestar as reivindicações territoriais de Pequim no mar da China Meridional.
“Em 2019, realizamos o maior número de operações de liberdade de navegação no Mar da China Meridional nos 40 anos de história do programa FONOPS, e manteremos o ritmo este ano”, disse ele.
FONTE: ABC News Australia